Mostra especial com crianças marca final de ano letivo no Conservatório





Divulgação

Alunos de 4 e 5 anos participam de atividades abertas ao público

 

Alunos de 4 e 5 anos de idade do Conservatório de Tatuí apresentam-se nesta terça-feira, 18, no Salão Villa-Lobos. Com entrada franca, o evento reunirá 97 alunos que frequentam as aulas de musicalização infantil e oferecidas pela instituição.

Sob coordenação de Shirlei Tudissaki, a mostra terá apresentações em diversos horários. Às 11h e 16h, apresentam-se crianças de quatro anos; e, às 9h, 10h, 14h e 15h, a mostra conta com crianças das classes de cinco anos.

As classes de quatro anos apresentam obras do Palavra Cantada, Thelma Chan, G. Bizet, entre outros. Já as classes de cinco anos as obras de Palavra Cantada, C. Saint-Säens, Lydia Hortélio, entre outras.

As crianças são orientadas por Isabel Cristina de Campos Ferreira e Silvia Salles Leite Lombardi. Para estas apresentações, elas e seus professores prepararam pequenas amostras do trabalho realizado durante todo o ano de 2014.

“Esses momentos representam uma excelente oportunidade para que os pequenos experimentem a sensação de cantar, tocar e dançar em público. Um público certamente atento e participativo, com o qual podem compartilhar o prazer que o fazer musical proporciona”, afirma a coordenadora Shirlei Tudissaki.

O curso de musicalização infantil foi implantado na área de educação musical em 1990. Ele é ministrado ao longo de dois anos: musicalização infantil I – crianças com quatro anos; musicalização Infantil II – crianças com cinco anos.

A formação apresenta como objetivo principal despertar e desenvolver o gosto pela música, tornando o indivíduo receptivo ao fenômeno sonoro, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.

As aulas são ministradas uma vez por semana com crianças de quatro anos e duas vezes por semana com crianças de cinco. Nelas – com duração de 50 minutos – as crianças entram em contato com diferentes atividades que envolvem o movimento e a expressão corporal, apreciação musical, introdução à leitura e escrita musical, execução de instrumentos de percussão (leve) e repertório de canções.

Todos os cursos oferecidos pelo setor de educação musical do Conservatório de Tatuí estão fundamentados nos princípios pedagógicos de importantes educadores musicais. Entre eles, Carl Orff (valorização da expressão e criação) e Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical).

Também são trabalhados princípios de ensino baseados nos conhecimentos de Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (considerar a música enquanto discurso); e de Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros educadores.