Mortandade de peixes nos lagos do Jardim Rosa Garcia II é investigada

Prefeitura e Sabesp buscam causas de possível contaminação das águas

Lagos da praça estão interditados até a conclusão das investigações (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na manhã de sábado, 7, a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi acionada para averiguar a morte de tilápias e lambaris nos lagos da praça do Jardim Rosa Garcia II.

De acordo com a prefeitura, a equipe técnica da pasta, acompanhada do secretário José Hélio de Oliveira Júnior, realizou as análises físico-químicas da água e a necropsia dos peixes, solicitando a intervenção da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na ocorrência.

Conforme o órgão, em análise realizada pela veterinária da prefeitura, Fabiana Grechi, foram encontrados, nos peixes, sinais de intoxicação por nitrogênio.

Também foi apurado que os níveis de amônia estavam acima do permitido e, “devido a isso, os níveis de oxigênio encontravam-se bem abaixo do necessário à sobrevivência dos peixes”.

No mesmo dia, segundo a prefeitura, a Sabesp realizou verificação para averiguar uma possível contaminação e/ou vazamento de esgoto nos lagos e, no dia seguinte, coletou água para análise laboratorial.

A prefeitura aguardava o resultado das análises, sobre as causas da mortandade dos peixes, contudo, informou que os lagos da praça ficarão interditados até a conclusão das investigações.

Em nota à imprensa, a prefeitura ainda ressalta que os peixes do local não devem ser consumidos pela população.