Mais
    Início Cidades Morre aos 79 anos o professor José Maria de Camargo Barros

    Morre aos 79 anos o professor José Maria de Camargo Barros

    Professor doutor José Maria de Camargo Barros (foto: CREF/SP)
    Da redação

    Faleceu na manhã desta segunda-feira, 21, aos 79 anos, o professor doutor José Maria de Camargo Barros. A morte foi divulgada por volta das 11h, pelo Conselho Regional de Educação Física.

    Conforme o CREF divulgou em nota, o professor foi uma “figura emblemática, que contribuiu “imensamente” para a regulamentação da profissão da educação física em São Paulo e atuou como conselheiro do CREF4/SP, ocupando espaços de destaque na diretoria”.

    Barros se formou em educação física em 1973, pela Faculdade de Educação Física de Tatuí, sua cidade natal, e dedicou-se ao magistério ao longo da vida desde o momento da graduação, “tendo passagens notórias por diversas universidades”.

    Barros se tornou mestre em administração de sistemas educacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e conquistou o título de doutor nos Estados Unidos, finalizando sua passagem em solo norte-americano em 1983, ano em que retornou ao Brasil com três filhos.

    “Muitas instituições e pessoas deram importantes contribuições para a criação do CREF4/SP e o professor doutor José Maria foi uma delas, sendo peça importante para regulamentar a profissão no estado de São Paulo”, destaca a entidade.

    A resolução 06/1999, do Confef (Conselho Federal de Educação Física), orientava a mobilização para o registro de profissionais, também prevendo a designação de representantes (mobilizadores) para participarem da campanha e, inclusive, recolherem as propostas de registros e as encaminharem.

    Conforme nota do CREF, Barros realizou a mobilização na região de Rio Claro (SP). A atividade incluiu a proposta do “Encontro Regional sobre a Regulamentação dos Profissionais de Educação Física”, que seria realizado em 26 de junho de 1999.

    O folder sobre o evento esclareceu, também, como poderia ser feito o registro profissional no Confef.

    O CREF informa que vários professores do Departamento de Educação Física, egressos dos cursos de educação física da Unesp Rio Claro e outros profissionais de educação física da região, fizeram registros motivados pela mobilização do professor Barros.

    Entre eles, encontra-se o atual presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, que foi aluno de Barros durante a graduação em educação física na Unesp Rio Claro.

    Na nota, o CREF ainda lembra que, para Barros, “o registro profissional devia ser buscado por todos aqueles que, por vocação e interesse, se graduaram em educação física, se preparando arduamente para, de forma competente, atender às necessidades da sociedade em relação às atividades corporais e esportivas”.

    Como exemplo do apoio ao registro profissional, o CREF encerra a nota de pesar com uma frase do professor Barros:

    “Hoje, com a profissão reconhecida e valorizada, a luta deve continuar. A sociedade precisa de nossos serviços, que devem ser de qualidade e com muito zelo. Esta nova luta inclui o cuidado de cada um com sua qualificação, com a administração democrática, com o aprimoramento e organização da nossa querida profissão. Vamos em frente, temos muito a realizar.”

    “Neste momento de dor, comoção e luto, a diretoria, conselheiros e delegados do CREF4/SP decretam luto de três dias e se unem aos familiares e amigos, manifestando os mais profundos sentimentos e desejando o conforto necessário por essa irreparável perda”, finaliza a nota.