Basquete Tatuí perde dois jogos do Brasileiro no final de semana

Apesar das derrotas para LSB e Az Araraquara, time pode classificar-se

Loroh (esquerda) enfrenta forte marcação adversária contra o líder da conferência (foto: Diego Maranhão)
Da redação

O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí disputou duas partidas no final de semana e deixou a quadra da Arena Brusque, na cidade catarinense homônima, derrotado em ambas. Apesar dos reveses, a agremiação ainda pode classificar-se à próxima fase do Campeonato Brasileiro de Basquete 2022.

Na tarde de sábado, 19, “Basquete Tatuí” perdeu o “clássico regional” contra a LSB, de Sorocaba, pelo placar de 95 a 70. Na tarde do dia seguinte, a derrota tatuiana foi para o Az Araraquara, por 70 a 68.

Os confrontos foram válidos pela quarta e quinta rodada do returno da Conferência Jatyr Schall da competição nacional. Embora não tenha vencido os jogos, o ala Felipe Taddei se destacou, anotando 56 pontos, sendo 24 contra a LSB e 32 diante do time de Araraquara (SP).

Com estes resultados, o Basquete Tatuí caiu para a terceira posição da conferência, com 17 pontos, atrás do líder Az Araraquara, que somou 19 pontos, e Flamengo/Blumenau, com 18 – ambos com um jogo a menos.

A equipe profissional tatuiana encerra a participação na primeira fase do “Brasileiro” nesta terça-feira, 22, às 17h15, novamente na Arena Brusque, contra o Flamengo Blumenau. Um resultado positivo garantirá o Basquete Tatuí na próxima fase sem precisar de combinação de resultados.

Os quatro primeiros colocados da “Jatyr Schall”, ao término dos dois turnos, classificam-se para a próxima fase, junto às outras quatro equipes classificadas da Conferência “Amaury Pasos”, composta por mais sete equipes.

As oito agremiações disputarão a segunda fase no próximo mês. As quartas de final serão disputadas no formato “melhor de três”, entre os dias 16 e 18 de abril, sábado e segunda-feira.

As quatro equipes que levarem a melhor classificam-se para o “final four”, que definirá o campeão brasileiro. Os times disputarão a semifinal em 5 de maio, uma quinta-feira, e, dois dias depois, a decisão e a disputa do terceiro lugar. Além do título, a equipe vencedora garante uma vaga na elite nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil).