Miniescolas de samba homenageiam as mulheres e famoso sambista local





Amanda Mageste

Coreto da Matriz abrigará shows que animarão foliões da ‘Capital da Música’ em cinco noites

 

No Carnaval deste ano, as duas miniescolas Unidos da Vila e Raízes Quilombolas e Falsa Modéstia e o bloco carnavalesco Renascer apostaram nas homenagens a grandes figuras para caírem no samba na rua 11 de Agosto, neste domingo, 2.

A Unidos da Vila colocará 200 pessoas na passarela do samba para homenagear o sambista tatuiano Paulo Vagalume. “Ele é um senhor de 86 anos, que dedicou toda sua vida ao samba. Por toda a sua importância nesse meio, resolvemos homenageá-lo”, explica o presidente e intérprete da miniescola, Wagner de Camargo Barros, Waguinho.

Além de conhecer toda a história de Paulo Vagalume, os foliões poderão vê-lo desfilar com a Unidos da Vila na companhia da família. Waguinho ainda adianta que o sambista Amado de Jesus Miranda, Amadão, fará parte do espetáculo. “Teremos dois grandes nomes do samba de Tatuí juntos na avenida”.

Uma novidade que a Unidos da Vila traz para o desfile deste ano é uma pequena surpresa na performance da bateria. As fantasias foram confeccionadas com a ajuda das costureiras da comunidade, e algumas foram compradas de outras escolas de samba da região.

A miniescola de samba Raízes Quilombolas e Falsa Modéstia coloca 250 pessoas na avenida para homenagear as mulheres com o enredo: “Bendita és Tu, Mulher”. Já o bloco carnavalesco Renascer da Terceira Idade, da Associação Renascer Tatuiense, leva a cultura egípcia para as ruas da cidade.

Segundo a presidente da associação, Francisca Antônia de Oliveira Saraiva, os 70 integrantes do bloco, entre eles adultos e crianças, estarão fantasiados com vestimentas que remetem ao Egito.

“A maioria estará fantasiada de Cleópatra, a rainha mais famosa do Egito, com direito a arranjos na cabeça e nas mãos”, comenta Francisca. As fantasias são confeccionadas com a ajuda dos próprios integrantes da miniescola, que promete apresentar um pouco da cultura africana para Tatuí.

O tradicional Cordão dos Bichos coloca para desfilar na rua 11 de Agosto 35 animais da fauna brasileira, entre eles, sapo, tartaruga e cavalo, além da girafa e do dinossauro. A reestruturação de todos os bonecos foi finalizada na sexta-feira, 28, e neste sábado já tem apresentação na Praça do Museu.

Cinco dias de festa

Neste sábado, 1º, a partir das 20h30, na Praça da Matriz, o Carnaval começa a ser sacudido pelo som da banda Balakubaka, além das marchinhas da Banda Estratosfera e das “pick-ups” de DJ carnavalesco.

Já os desfiles acontecem neste domingo, a partir das 21h, na rua 11 de Agosto, na altura com a rua Capitão Lisboa. Ao todo, desfilarão as duas miniescolas de samba, Unidos da Vila e Raízes Quilombolas e Falsa Modéstia, o bloco carnavalesco Renascer da Terceira Idade, o Cordão dos Bichos, e mais nove blocos de abadá formados por até 600 pessoas.

Entre os blocos de abadá, estão: Banda do Bonde, Ki Presença Corinthians, Unidos do Santa Rita, Bando de Louco, Unidos pelo Clube de Campo, Rosa Garcia II, Colina das Estrelas, Novos e Seminovos, e Império da Vila Esperança.

O desfile deve ter uma hora de duração, encerrando-se na altura da rua 7 de Abril. Na próxima terça-feira, 4, todos as 13 atrações apresentam-se novamente, e o público fica conhecendo os grandes vencedores do Carnaval.

Todos serão avaliados em relação à animação, à originalidade, à criatividade, entre outros quesitos estipulados pelos jurados.

A grande novidade do Carnaval deste ano são as duas matinês que acontecem neste domingo e na próxima terça-feira.

Nesses dias, quatro artistas circenses da Nossa Trupe de Teatro realizarão diversas atividades lúdicas e recreativas para crianças e adultos, na Praça da Matriz, das 16h às 18h.

Nas matinês, também chamadas de Criançafolia, haverá desfiles infantis para a premiação das melhores fantasias, concurso de dança, brincadeiras, além de acrobacias, malabares e homens de pernas de pau.

Durante os cinco dias de Carnaval, quatro bandas e duas cantoras de diferentes regiões do Brasil também vão garantir a animação: bandas Lexo, Estratosfera, Balakubaka e Vibe, e as cantoras Jullyana Ramalho e Lunna Santyago.

Tradição

Para o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a cidade tem uma tradição carnavalesca que precisa ser resgatada. “Nosso Carnaval já foi tido como o melhor da região e, por isso, não fazemos Carnaval só por fazer, porque é um feriado nacional, mas, sim, porque é um traço cultural forte do município, e nós queremos que ele se fortaleça ainda mais”.

Rizek reforça que o principal objetivo é resgatar os grandes desfiles, incentivar a formação de blocos e fazer com que as miniescolas se transformem em escolas de samba de verdade, e que os blocos se transformem em miniescolas.

“Queremos ver cada vez mais pessoas nas ruas aproveitando o Carnaval de Tatuí. No ano passado, tivemos seis blocos de abadá, e em 2014 já são nove. Esperamos que, para o ano que vem, este número aumente”, finaliza o diretor.