‘MHPS’ reapresenta exposição em homenagem a Simeão José Sobral

Mostra em memória ao advogado tatuiano segue até o dia 18 de março

Advogado Simeão José Sobral, falecido aos 105 anos (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Em homenagem ao advogado Simeão José Sobral, falecido na quarta-feira da semana passada, 23, aos 105 anos, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, passou a reapresentar a exposição “Ilustres Tatuianos”, exibida em agosto de 2018 em parceria com a “Noite da Seresta com Ternura”.

Os interessados em conhecer a história de Simeão, bem como recordar épocas vividas pelo homenageado, podem visitar a exposição até o dia 18, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail mhpstatui@gmail.com.

Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação da prefeitura cita o trecho de uma entrevista concedida pelo advogado ao jornal O Progresso de Tatuí, na qual Sobral ressalta a “Tatuí antiga”, da juventude, época em que os clubes eram os pontos de encontro da garotada, como “lembranças do passado”.

“A vida era doméstica. Nós tínhamos o cinema São Martinho, que era o ponto principal de atração, e o jardim em frente à Matriz. Então, tinha cinema, baile no fim de semana, a gente dava algumas voltas no jardim”, declarou o advogado ao bissemanário.

Para sair, contou ao jornal que pegava uns trocados com o avô Simeão, com quem tinha “relação de amizade e cumplicidade”. “Ele tinha outros netos, e era quem nos dava uns ‘cobres’ (dinheiro) para a gente, toda semana. Era quem sustentava nossos finais de semana”.

“Infinitas qualidades possuía o doutor Simeão. Apreciava a vida com viagens, conheceu os Estados Unidos e a Europa, em especial Portugal, a terra do avô paterno Simeão Augusto Sobral. Gostava de dormir, de tomar Ovomaltine com leite, de tocar violão e de cantar. Gostava, também, de uma cervejinha e o seu time do coração era o São Paulo”, ressalta a nota.

Conforme a prefeitura, em agosto de 2018, Sobral recebeu homenagem do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, por meio do Projeto “Ilustres Tatuianos”, realizado em parceria com a “Noite da Seresta com Ternura”.

“Por ser largamente vivido – em tempo e pelo mundo – Simeão Sobral foi um (bom) exemplo e um dos maiores patrimônios tatuiano”, acrescenta a nota, reforçando que o advogado faleceu no dia 23 de fevereiro de 2022, aos 105 anos de idade, de causas naturais, no Hospital Unimed Tatuí.