Melhoria de tráfego é fundamental para reduzir os acidentes





O número de fugas de acidentes de trânsito registradas em Tatuí, a estatística do RAC (Relatório de Análise Crítica) do Corpo de Bombeiros, e a criação do Centro de Estatística e Prevenção de Acidentes de Trânsito por parte do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) tratam do mesmo assumo.

A situação do trânsito no município tem resultado em ações em diferentes frentes. Em comum, todas têm como objetivo melhorar a segurança de passageiros e pedestres.

Contudo, nenhuma delas ainda pode ser considerada fundamental no sentido de ação prática para redução do número de acidentes.

É o que indica resultado da enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso ao longo da semana. Levada ao ar na tarde de sábado, 14, a pesquisa visou mensurar a opinião dos leitores sobre o que eles consideram prioritário como medida para haver queda do número de vítimas.

Na semana passada, quatro pessoas relataram ter sido vítimas em casos de fuga de local de acidente.

A fuga e a omissão de socorro são crimes previstos em lei. Entretanto, dependem de identificação do suspeito para que haja punição. No município, os casos têm aumentado, conforme apontam boletins de ocorrência.

Por conta disso, o jornal perguntou aos leitores qual ação eles consideram fundamental para reduzir os casos. A maioria, 52%, votou na opção “melhoria das condições de tráfego”. Na opinião dos participantes, é preciso haver aperfeiçoamento da sinalização (de solo e placas) e da malha asfáltica.

Outros 23% dos leitores consideram como fundamental haver “mais rigidez na formação dos novos condutores”. Nesse caso, mais exigências durante o período de formação.

Para 18% dos participantes, o fundamental é uma “maior fiscalização por parte dos agentes de trânsito”. Em Tatuí, as fiscalização são feitas por agentes do Demutt e por equipes da Guarda Civil Municipal.

Ainda conforme o resultado, a minoria dos leitores coloca em primeiro lugar a necessidade de implantação de “monitoramento por câmeras” na cidade. Segundo a enquete, 6% dos leitores consideram essa medida fundamental.

A enquete é realizada semanalmente pelo jornal O Progresso. A participação é realizada por meio da internet, em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Nesta edição, o periódico traz para discussão reportagem sobre o Bolsa Família. Relatório divulgado pelo governo federal aponta que famílias tatuianas receberão mais de R$ 1 milhão, resultado de repasses feitos em janeiro e que serão pagos até o fim deste mês. A média do benefício pago em Tatuí é de R$ 161,12 (reportagem nesta edição).

A ajuda é considerada fundamental pelo secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Márcio Fernandes de Oliveira. O titular também disse que é preciso apagar a imagem de que o benefício representa “ajuda a vagabundos”.

Dentro desse contexto, o jornal questiona: “Qual sua opinião sobre o Bolsa Família?”. A pergunta pode ser respondida de duas formas: “sou a favor” ou “sou contra”. A votação tem início na tarde deste sábado, 21, com participação até o dia 27. O resultado será divulgado na edição do próximo domingo, 1º de março.