Da redação
O projeto “Música na Praça”, neste sábado, 2, às 11h, na Praça da Matriz, apresenta a cantora, pianista e compositora Mayara Rios, com o show “Coragem”, contemplado no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
O show registra o lançamento do primeiro álbum da cantora – que foi contemplado em 2022 pelo Prêmio Bolsista Destaque, do Conservatório de Tatuí -, contendo canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira.
A cantora destaca a formação piano e voz, sem deixar de apresentar arranjos para jazz trio, com músicos especialmente convidados.
“O objetivo principal desse projeto é registrar, de forma plena e satisfatória, um pouco do muito concedido pela música. Seja de forma poética, harmônica ou melódica, as canções têm em si a alma de alguém que foi salvo pelo ensino musical e, apesar de uma limitação aparente, conquista uma profissão digna e um lugar de respeito entre músicos da mais alta categoria profissional, tendo a oportunidade de trabalhar junto a eles em plena condição de igualdade, graças à música, graças ao Conservatório de Tatuí, a quem dedico extrema gratidão”, comenta Mayara Rios.
Cantora, pianista e compositora, Mayara é formada pelo Conservatório de Tatuí. Natural de Belém (PA), iniciou-se na música aos 10 anos, estudando teclado em Bambuí (MG), o que lhe possibilitou acompanhá-la cantando em festas culturais na mesma cidade.
Em 2006, ingressou no Conservatório de Tatuí, onde retomou seus estudos de teclado e participou da implantação do curso de musicografia braille, integrando a primeira turma.
Em 2009, iniciou em canto popular, sob orientação da professora Andrea dos Guimarães. Um ano depois, se apresentava em diversas casas de show em Recife, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro, e em eventos realizados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do governo federal.
No ano de 2012, foi aprovada como cantora na Jazz Combo, do Conservatório de Tatuí, sob coordenação do maestro Paulo Flores, banda com a qual percorreu várias cidades do estado de São Paulo, cantando ao lado de Arismar do Espírito Santo, Rodrigo Ursaia, Edmundo Villani-Côrtes, Vinícius Dorin, entre outros.
Foi premiada com o show Mayara Rios Canta Dorival Caymmi, no 2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, e também com o show Sons de Casa Canções do Nosso Tempo, no 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí. Venceu na categoria “Música Tema”, do 14º Prêmio Lollo Terra de MPB, de São Miguel Arcanjo (SP). Foi cantora da Big Band do Conservatório de Tatuí, em 2021 e 2022, com a qual se apresentou em palcos como Sala São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.
Atualmente, Mayara ministra aulas particulares de canto, de piano, de harmonia e de improvisação em seu espaço musical.