A partir de julho, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começará a receber inscrições de alunos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública, no próximo ano letivo.
Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, pais e responsáveis por estudantes que não frequentam a pré-escola municipal neste ano podem fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, utilizando o sistema centralizado de matrículas criado pela secretaria.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, para alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais, a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente.
O cadastramento de crianças, com idade mínima de seis anos completos, que cursam a pré-escola pública, também é automático. Nestes casos, a inclusão é feita no 1o ano do ensino fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.
Segundo a assessoria de imprensa, para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar certidão de nascimento e comprovante de residência.
“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais”.
“O sistema unificado respeita os critérios de oferta de vagas, definidos entre o Estado e o município e facilita organização das famílias”, afirmou Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula.
As inscrições para o ensino médio serão no mês de agosto. Para concluintes do ensino fundamental, o cadastro será automático.
Em outubro, serão abertas as inscrições antecipadas para o ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).