‘Mário de Andrade’ no Conservatório





Flávio Bacellar

Coral Paulistano ‘Mário de Andrade’, que, junto com o Coro Sinfônico do Conservatório, abre evento internacional

 

Tem início na quarta-feira, 23, a quarta edição do Encontro Internacional de Performance Histórica, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí.

Com coordenação de Débora Ribeiro e apresentando recitais, concertos diários e recorde de inscritos – mais de 200 -, o evento abre a série de encontros internacionais organizada para celebrar os 60 anos de fundação do Conservatório.

Além de atividades pedagógicas, como aulas técnicas, palestras e workshops, destinadas exclusivamente aos participantes inscritos, o encontro conta com recitais e concertos, abertos a qualquer interessado. As apresentações contam com alguns dos mais respeitados artistas dos cenários nacional e internacional.

A abertura oficial será na quarta-feira, 23, às 20h30, com apresentação do Coral Paulistano “Mário de Andrade” e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Martinho Lutero de Oliveira, Cadmo Fausto e Luiz Marchetti. O concerto será realizado no teatro “Procópio Ferreira”, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).

A apresentação do coral “Mário de Andrade” fora de sua sede principal – o Theatro Municipal de São Paulo – é histórica: esta será a primeira vez, desde a fundação do grupo, em 1936, que ele se apresenta fora da capital paulista.

O repertório também chama a atenção. Além de obras de padre José Mauricio Nunes Garcia, o concerto contará com a estreia brasileira da versão para piano a quatro mãos de Carl Czerny, para a obra “Requiem”, de W. A. Mozart, executada por Rosana Civile e Renato Figueiredo.

Os solos serão de Rosemeire Moreira (soprano), Tania Viana (mezzo soprano), José Antonio Palomares (tenor) e Paulo Rocha Vaz (baixo).

Após a estreia em Tatuí, o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí e o Coral Paulistano “Mário de Andrade” fazem nova apresentação juntos: dia 27 de abril, na Paróquia São Luiz Gonzaga, em São Paulo.

Outras apresentações também podem ser conferidas ao longo do evento. Na quinta-feira, 24, às 18h, o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí faz apresentação gratuita no auditório da Unidade II, com solos de Dagma Eid e coordenação de Selma Marino.

Ainda na quinta-feira, 24, às 20h30, no “Procópio Ferreira”, professores convidados do evento também se apresentam em recital.

Participam Luciano Pereira (clarinete histórico), Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas históricas), Celso Benedito (trompa natural) e Fúlvio Ferrari – músico convidado (fortepiano).

Na sexta-feira, 25, às 19h, os participantes do evento apresentam-se em recital gratuito no Salão Villa-Lobos. E, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, ocorre novo recital de professores, com Alessandro Santoro (cravo) e Livia Lanfranchi (traverso).

No sábado, 26, último dia do evento, às 19h, no “Procópio Ferreira”, será realizado concerto da Orquestra do IV Encontro Internacional de Performance Histórica, com entrada franca.

A orquestra é formada por músicos participantes do evento que integram ensaios em todos os dias do encontro. A regência é do professor João Guilherme Figueiredo.

O encerramento será na mesma sexta, às 20h30, no “Procópio Ferreira”, quando se apresentam os professores do evento: Luís Otávio Santos (violino barroco), Rosemeire Moreira (canto), Maurice van Lieshout (flauta doce), Guilherme de Camargo (alaúde) e Diego Schuck Biasibetti (viola da gamba).

Segundo a coordenadora Débora Ribeiro, o IV Encontro Internacional de Performance Histórica conta com corpo docente de “grande expressividade no âmbito internacional”.

“O objetivo principal deste encontro é orientar o aluno na interpretação histórica, conhecida também como performance histórica, dos vários períodos da música antiga: renascentista, barroco e clássico e na música colonial brasileira, divulgando e oferecendo ao público a oportunidade de ouvir um repertório com novas alternativas de interpretação, baseadas nas informações históricas”, afirma ela.

A programação completa pode ser acessada em conservatoriodetatui.org.br/eperformance

Coral Paulistano

O Coral Paulistano foi criado em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura.

A proposta era levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, uma ideia de vanguarda, já que a elite paulistana desconhecia a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época.

Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 78 anos, o grupo esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do país. Após décadas sem cumprir com sua missão original, em 2013, o grupo passou por um fortalecimento e revalorização, passando a se chamar “Coral Paulistano Mário de Andrade”.