Mais dois grupos são incluídos na vacinação contra gripe em Tatuí

1818
Publicidade

O Ministério da Saúde e o Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (GVE) determinaram a inclusão de mais dois grupos prioritários na 20a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2018.

A partir desta semana, já devem ser vacinados, também, os grupos das crianças de 5 a 9 anos de idade e dos adultos de 50 a 59 anos.

A assessoria de comunicação do município destaca que a vacinação para os demais grupos prioritários (profissionais da saúde, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto, professores e pes-soas com comorbidades – doentes crônicos ou imunodeprimidos) ainda continua nas Unidades Básicas de Saúde.

A campanha, segundo informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura, ainda não tem previsão para terminar e nem há data correta em que será liberada a vacinação para o restante da população.

Com exceção das UBSs dos bairros Americana e Enxovia, todos os postos de saúde do município estão aplicando a vacina, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto nas unidades Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que funcionam das 8h às 13h.

Publicidade

Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identidade.

Em Tatuí, até esta terça, haviam sido vacinados 23.330 habitantes, o que representa 69,18% da meta estabelecida. Até então, estavam imunizados: 10.393 idosos (80,89%), 156 puérperas (78%), 783 professores (80,14%), 2.505 profissionais de saúde (68,74%) e 5.345 portadores de doenças crônicas (87,27%).

Porém, as faixas mais críticas envolvem gestantes e crianças, que somavam, até essa data, 654 gestantes e 3.347 crianças imunizadas.

Devido ao baixo alcance da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde definiu que, seguindo as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, as vacinas contra a gripe ficarão disponíveis nas unidades básicas de saúde até acabarem os estoques.

Publicidade