A 86ª edição da “Festa da Caridade”, que acontece amanhã, quinta-feira, 4, deve atrair mais de 30 mil pessoas. Esta é a expectativa da diretoria do Lar São Vicente de Paula para o evento que mescla programação religiosa e festiva.
A festa faz parte das comemorações dos 110 anos da entidade – a serem celebrados em 2015 – e é considerada entre um dos “momentos mais esperados pela instituição”. A confraternização tem início após romaria com saída da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição, por meio do tapete de Corpus Christi.
Neste ano, deve atrair público das cidades de Cesário Lange, Quadra e Iperó. Voluntários e fieis da cidade de Capela do Alto e demais municípios do entorno também são esperados. Em abril, o presidente do asilo, Ivan Rezende, antecipou que a diretoria esperava aumento de público.
Conforme ele, o evento atrai pessoas de Tatuí e da região, uma vez que algumas cidades vizinhas não possuem asilos. Dessa forma, muitos dos idosos que viviam nos municípios do entorno são atendidos como moradores do Lar.
Rezende disse que a festa representa um “momento feliz para todos os funcionários da instituição”. Ele mencionou, ainda, que a confraternização também é celebrada pelo comércio (que participa com vendas de comes e bebes na parte externa).
Para realizar o evento, o asilo conta com apoio de empresas, instituições de ensino, paróquias e representantes de outras denominações religiosas. Eles contribuem com doações de mantimentos, demais insumos e mão de obra voluntária.
Neste ano, a diretoria repetirá o modelo dos anos anteriores. Basicamente, quem passar pelo Lar encontrará doces e salgados nas barracas internas e externas (estas, locadas por comerciantes).
Os produtos vendidos na área interna têm renda revertida para a entidade, sendo produzidos e comercializados por instituições e clubes de serviços do município.
Neste ano, a diretoria pretende ampliar em mais três os grupos de barracas. Rezende explicou que esse aumento ocorre todos os anos. As tendas estarão espalhadas nos quatro cantos da entidade, com “atrativos para todos os gostos”.
Também haverá programação artística, com show de duplas sertanejas e apresentações de grupos folclóricos locais e leilão de prendas. O trabalho de arrecadação dos alimentos e de animais leiloados fica a cargo de voluntários. No total, mais de 400 pessoas colaboram.
A expectativa da diretoria é de que não chova no dia da festa. Contudo, Rezende explicou que, mesmo que o tempo não colabore, o público poderá ficar acomodado nas tendas instaladas em toda a instituição.
A Festa da Caridade é a principal fonte de renda do asilo. Ela auxilia a cobrir o déficit mensal da instituição, que gira em torno de R$ 25 mil.
Em paralelo, o Lar promove bazar permanente, coordenador por Célia Maria Oliveira Holtz e realizado com apoio de grupo de voluntários. A venda de peças de roupas, móveis e aparelhos eletrônicos seminovos também gera renda.
Rezende enfatizou, ainda, a participação das freiras da Ordem das Irmãs da Providência. Elas contribuem com o trabalho de atendimento e preparação da festa.
Atualmente, o asilo assiste a 85 idosos (homens e mulheres). Todos eles recebem cuidados de equipe formada por 53 funcionários.