Carlos Serrão
Mais de 22 mil pessoas assistiram ao desfile cívico realizado no dia 11, em celebração aos 197 anos de Tatuí. O evento foi organizado pelas secretarias de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e de Educação. Foram 80 atrações as atrações que cruzaram a rua 11 de Agosto.
No palanque, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior recebeu as autoridades e os convidados, entre eles a deputada federal Simone Marquetto e o deputado estadual Danilo Balas. Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo parabenizou o município por seu aniversário, bem como a população ali presente. Depois, foi entoado o hino a Tatuí, iniciando o desfile cívico.
A solenidade contou com quatro momentos distintos: militar, educacional, clubes de Serviços e associações, e desfile de cavaleiros.
O primeiro bloco a desfilar foi o dos militares, com a presença da Câmara Municipal, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo, do Departamento de Mobilidade Urbana, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Guarda Civil Municipal e do Centro de Educação Pré-Militar (CEPM).
Seguindo o cronograma, as outras atrações apresentaram o tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”, em referência a um trecho do hino municipal e com o intuito de valorizar os filhos que permitiram o desenvolvimento da cidade.
Desfilaram, então: Apae, Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí), Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade, Educação Infantil Municipal, Escola Ternura, Centro de Atenção Psicossocial (Caps 2), Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), Lar Donato Flores, Associação Recanto Betel e Cordão Folclórico Tatuiense.
O terceiro bloco a desfilar foi o das escolas municipais, com alunos, professores e diretores prestando homenagens aos filhos da “Cidade Ternura”. Desfilaram logo em seguida os clubes de serviços, as associações e as escolas estaduais e particulares.
Para finalizar o desfile cívico – que teve mais de três horas de duração -, o público pôde ver os cavaleiros de Tatuí e de cidades vizinhas, bem como o trabalho e a frota do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura.