Maioria confia mais no privado para gestão do pronto-socorro





Desde o dia 1º deste mês, a gestão do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” está sendo feita pela São Bento Saúde. A Prefeitura transferiu a administração do ambulatório para cumprir com o acordado junto à empresa de gestão hospitalar e justificou que a medida visa auxiliar a entrada de receita no hospital.

Apresentada como tema de enquete, a mudança é considerada a “mais adequada”. Pelo menos é o que se pode verificar no resultado da pesquisa virtual.

Realizada semanalmente pelo bissemanário, a enquete abordou o assunto com pergunta veiculada em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

O resultado demonstra que a maioria dos leitores confia mais “na iniciativa privada” para administrar o pronto-socorro municipal. Conforme a votação, 85% dos leitores disseram crer mais na iniciativa privada para a gestão. A minoria, 15%, respondeu que confia mais na Prefeitura.

Durante a semana, os leitores podem votar e ter uma prévia do resultado no portal de O Progresso. A contagem final é realizada sempre às sextas-feiras, com divulgação do resultado na edição de fim de semana.

A enquete é realizada com base em reportagens de repercussão, publicadas por O Progresso. Caso da que trata de represamento de exames de biópsias para detecção de câncer (reportagem nesta edição).

A questão é tema de requerimentos apresentados pelo vereador Antônio Marcos de Abreu (PP) para a DRS (Divisão Regional de Saúde), de Sorocaba.

Nesta semana, a responsável pelo órgão, Silvia Maria Ferreira Abrahão, reconheceu que há demora no agendamento de cirurgias, mas afirmou que o problema não está na DRS.

Nesse contexto, o jornal pergunta: “Por quanto tempo você precisou aguardar por algum procedimento de saúde?”. A questão pode ser respondida com: “menos de um mês”, “entre um e três meses”, “de três a seis meses”, “entre seis meses e um ano” e “mais de um ano”.

A votação tem início na tarde deste sábado, 10, sendo encerrada na manhã de sexta-feira, 16. O resultado será divulgado na edição do dia 18.