Maioria avalia que shopping traria avanços para municí­pio





Mais opção de lazer e de compras pode representar mais progresso para o município. Pelo menos é o que apontou a maioria dos leitores do jornal O Progresso. Em participação na enquete virtual realizada pelo bissemanário, a maior parte dos votantes escolheu a opção “sim” como resposta à pergunta de opinião.

Para 80% dos leitores, um shopping center traria mais progresso. O empreendimento não representaria avanços para a minoria dos leitores (20% votaram em “não”). A pesquisa recebeu votos entre a manhã de sábado, 15, e a manhã de sexta-feira, 21, quando do fechamento desta edição (17h).

O projeto de construção de um shopping center em Tatuí foi anunciado pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, no início deste mês. De acordo com o gestor municipal, o empreendimento está na dependência da aprovação por parte dos vereadores de alteração na lei de zoneamento do município.

As especulações sobre a vinda de um shopping center começaram em março de 2014. O projeto avançou no final do mesmo ano com a aquisição de um terreno à margem da rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127) pelos investidores. O processo de escritura foi balizado com apoio do Pró-Tatuí, lei de incentivo para instalação e ampliação de novos negócios no município.

Em função da condição do zoneamento, que divide o município em áreas residenciais, industriais e comerciais, a construção não pôde ser iniciada. A solução é modificar a lei para permitir o funcionamento do empreendimento no local, já que ele estará nas imediações do Parque Marajoara.

Segundo Manu, a mudança na lei municipal de zoneamento é necessária especialmente por conta da abertura de uma nova avenida, que dará acesso o Jardim Paulista. A futura via deve representar uma “nova entrada para a cidade”, com iluminação, canteiro central, ciclovia e obras de revitalização urbanística.

O assunto virou tema de enquete a partir da confirmação do projeto. A pesquisa virtual é realizada semanalmente pelo bissemanário desde o ano de 2005. Ela tem como objetivo mensurar opinião sobre assuntos de interesse geral.

Nesta semana, o bissemanário volta a trazer “à luz das discussões” a saúde pública. Em solenidade de posse do novo secretário municipal da Saúde, Ivan Rezende (que pediu exoneração na quinta-feira, 20, leia reportagem nesta edição), o prefeito declarou que o município dispõe do melhor serviço na região.

Ele também mencionou investimentos realizados no setor e afirmou que o Executivo tem avançado com relação ao atendimento. Aproveitando o ensejo, o jornal pergunta: “Você está satisfeito com o atendimento de saúde oferecido em Tatuí?”.

As opções de respostas são “plenamente satisfeito”, “satisfeito”, “insatisfeito” e “plenamente insatisfeito” e podem ser escolhidas até o dia 4 de setembro. O resultado final da enquete será divulgado na edição do próximo dia 6.