Maioria ainda não faz doação por meio do IR, mostra enquete

Da redação

Conforme a enquete semanal realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí em seu portal de notícias, 79% dos votantes informaram nunca terem feito doação a entidades sociais de Tatuí por meio do Imposto de Renda. Outros 21%, consequentemente, indicaram o contrário.

O assunto figurou a pesquisa em razão da possibilidade de doação de valores a instituições assistenciais através das declarações do Imposto de Renda.

Tatuí teve aumento de 37,12% nas doações destinadas ao FMI (Fundo Municipal do Idoso) e ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por meio do Imposto de Renda em 2022, na comparação com o ano anterior.

Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, somados, os valores doados pelos contribuintes tatuianos para as entidades cresceram de R$ 150.701,99, em 2021, para R$ 206.649,03, em 2022.

Para esta próxima semana, a enquete tem como tema o autismo. Neste sábado, 1º, Tatuí promove uma caminhada de conscientização sobre o autismo. O evento começa, às 9h, com saída em frente ao chafariz da praça Olívio Junqueira (nas proximidades da Câmara Municipal), com destino à Praça da Matriz.

O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na Matriz, até às 12h, há distribuição de panfletos de conscientização e pirulitos, além da presença da advogada especialista em autismo Amanda Vitória Rother, que tirará dúvidas da população sobre questões relacionadas ao assunto (reportagem nesta edição).

Assim, a enquete pergunta: “Você possui em sua família alguém diagnosticado com algum tipo de transtorno do espectro autista?”. As respostas são “sim” e “não”, e a votação acontece no portal www.oprogressodetatui.com.br.