Maestro suíço ministra aula técnica gratuita no Conservatório de Tatuí

266





DIvulgação

F. Hauswirth realizará aula com participação da Banda Sinfônica

 

O maestro suíço Felix Hauswirth coordena aula técnica no Conservatório no próximo dia 12. Gratuita, ela será realizada das 9h às 12h, no teatro “Procópio Ferreira”, com participação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Aberta a qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia, a masterclass integra a série de atividades do regente Hauswirth em visita ao Brasil.

Além da aula técnica em Tatuí, ele será o regente de concerto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no dia 15, na capital.

Conforme o maestro Dario Sotelo, titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a aula é oportunidade de aperfeiçoamento técnico de estudantes de regência, regentes, músicos e interessados.

“O maestro Hauswirth é reconhecido em todo o mundo em sua área de atuação. Trata-se de oportunidade imperdível”, declarou.

Interessados em acompanhar a masterclass devem comparecer ao teatro do Conservatório. Não é necessária inscrição antecipada.

Hauswirth formou-se em regência e teoria no Conservatório de Música de Lucerna, na Suíça. Em 1983, lecionou como professor convidado por um semestre na Universidade de Michigan, na cidade de Flint, nos Estados Unidos.

Desde 1985, ele ocupa o cargo de professor de regência no Conservatório de Basiléia, na Suíça. É autor de diversos livros, principalmente sobre regência e literatura de Bandas Sinfônicas. No ano de 1993, fundou a Banda Jovem Nacional da Suíça e esteve à frente do grupo até o mesmo ano.

Como regente convidado, atuou em diversos países europeus, além da África do Sul, Japão, Austrália e América do Sul. Também passou por cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Gravou CDs com vários grupos e foi aclamado por regentes e compositores da Europa e Estados Unidos. Como especialista, é regularmente convidado para atuar em diferentes partes do mundo.

De 1998 a 2011, liderou o programa da Banda Sinfônica da Academia do Estado, em Trossingen, na Alemanha. De 2000 a 2009, foi professor em Trento, Itália.

De 2000 a 2006, serviu como conselheiro artístico da Ruth Music LTD. De 1993 a 2000, foi diretor artístico do Festival Internacional de Música Contemporânea, em Uster, Suíça.

É maestro da Baden-Wuerttemberg Youth Wind Ensemble, na Alemanha. De 1997 até 2001, esteve no cargo de presidente da Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas (WASBE), e, desde 2008, é professor convidado do Instituto Piaget, em Lisboa, Portugal.

Em dezembro de 2009, Hauswirth recebeu, em Chicago, nos Estados Unidos, o título “Midwest Clinic International Award”, em reconhecimento pelas “excelentes contribuições e dedicação ao ensino da música instrumental”.