Da redação
Com o avanço da ciência e devido a fatores socioeconômicos, o Brasil entrou em uma curva demográfica que levará o país a ter mais idosos que jovens.
Reconhecendo essa nova realidade também no município, o jornal O Progresso de Tatuí dará início a uma série especial de reportagens no próximo final de semana, intituladas “O Progresso da Longevidade”.
Em 2060, por exemplo, o percentual da população com 65 anos ou mais chegará a 25,5%. Serão 58,2 milhões de idosos. Os jovens com idade entre zero e 14 anos representarão 13,9% da população, segundo estudos. Isso impactará a sociedade como um todo.
Em Tatuí, essa realidade já é claramente refletida, com um contingente populacional da terceira idade não só robusto, mas ativo e cada vez mais importante economicamente para o município.
Frente a isso, a série especial apresentará pautas com assuntos especificamente de interesse da terceira idade – ou “melhor idade” -, os quais escapam propositadamente dos aspectos apenas de saúde (fundamentais).
Muito além disso, buscam cobrir tudo aquilo que, no presente, faz parte e, ainda, pode contribuir com e efetiva “qualidade de vida” dos tatuianos mais longevos, como reabilitação, esporte, beleza, gastronomia, segurança, investimentos financeiros, cultura, lazer, turismo, empreendedorismo e direitos legais.
Temas
Clara Brandão, 71 anos, por exemplo, é uma das entrevistadas do primeiro especial do jornal O Progresso de Tatuí em 2023. De uma longa linhagem de doceiras, que segue com as filhas Fernanda e Roberta, ela esbanja energia e vitalidade na Clara e Cia., trabalhando já a partir das 6h30 da manhã.
O “beauty influencer” Thiago Martins demonstra para o especial “O Progresso da Longevidade” quais as principais tendências para os cabelos na “melhor idade”.
Ele ainda dá dicas de cuidados no dia a dia e aponta o que de mais novo há em termos de cortes para este público, que tem tratamento especial no seu “salão casa”, em Tatuí.
Em outra pauta, a cirurgiã plástica Poliana Marocolo aborda as diversas opções de procedimentos plásticos possíveis para qualquer idade.
Ela ainda aponta o que há de mais moderno em cirurgias menos invasivas para sustentar a autoestima, a beleza e a saúde na longevidade.
Ana Flávia Miranda, por sua vez, apresenta “looks” especialmente pensados e montados para o público da “melhor idade” estar na moda. O ensaio será destaque na série especial.
A professora e proprietária do Estúdio Luciana Gonçalves dá dicas e incentivos para a terceira idade manter-se saudável. Ainda orienta como se reabilitar de problemas corporais com “atividade física direcionada”, o método de trabalho dela.
O mecânico aposentado Pedro Della Vecchia, aos 78 anos e com um transplante de rim, é tema de outra reportagem. Ele demonstra “correndo” – e vencendo seguidas competições -, que nada o impede de correr em provas de rua Brasil afora, inclusive na São Silvestre.
Della Vecchia, de Tatuí, faz um trabalho de divulgação da Liga Brasileira de Transplantados durante as provas em que corre.
Já o tradicional quinteto Seresteiros com Ternura, formado somente por integrantes da terceira idade, tem contada a trajetória de trabalho – e defesa – junto a um dos gêneros mais tradicionais de Tatuí, Capital da Música: a seresta.
Atuando com categorias para a terceira idade, o vôlei adaptado de Tatuí é outro tema, comprovando que a prática do esporte é bem-vinda a qualquer tempo de vida – senão necessária.
Outros assuntos ainda serão abordados no novo especial, que seguirá por pelo menos dois meses integrando as edições de final de semana do jornal O Progresso de Tatuí.