Em casamento comunitário, Fusstat promove a união de quase 40 casais

Cerimônia ecumênica é realizada neste sábado, no clube XI de Agosto

Celebração de edição anterior do Casamento Comunitário (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) promove neste sábado, 27, a partir das 19h, na Associação Atlética XI de Agosto, mais uma edição do Casamento Comunitário. Cerca de 40 casais devem se unir em matrimônio.

Neste ano, o evento conta com organização e decoração de Jorge Rizek e deve reunir os noivos, familiares, autoridades e convidados em solenidade ecumênica celebrada por um representante da Igreja Católica e um pastor.

As inscrições para os casais interessados em oficializar a união começaram no dia 3 de outubro de 2022 e foram encerradas em novembro do ano passado. Os casais foram selecionados de acordo com o tempo de união, renda familiar e outros requisitos da entidade.

Depois de selecionados, os casais deram o primeiro passo para a oficialização da união em cerimônia civil realizada em cartório nos primeiros meses deste ano; agora, o próximo passo é a celebração religiosa. O Fundo Social disponibilizou 13 convites para cada casal.

A exemplo das outras edições, os noivos não têm nenhum tipo de gasto. O Fusstat proporciona toda a estrutura do casamento, desde a decoração do espaço para a solenidade, as alianças, os vestuários dos noivos, a maquiagem, buquê de flores, cabelo e manicure para as noivas, até um bolo para cada casal poder realizar uma comemoração após a cerimônia.

Um diferencial para esta edição do Casamento Comunitário é a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal. Mais uma vez, a doação dos vestidos de noiva foi feita por Edison Estilista, escolhidos de acordo com o gosto pessoal de cada uma delas.

Na entrada das noivas, elas serão acompanhadas pelos homens da Guarda Civil Municipal até o altar. Após a solenidade, os noivos farão um brinde com espumante e dançarão a tradicional valsa dos recém-casados.

Para a realização do evento, a entidade conta com parcerias que envolvem voluntários, comerciantes e fornecedores locais. Neste ano, mais de cem pessoas estão envolvidas na organização da cerimônia.

Conforme o Fusstat, a intenção da entidade em oferecer a possibilidade de união dos noivos é “fortalecer os laços matrimoniais, valorizar a família e realizar a sonho dos casais que ainda não conseguiram oficializar a união”.

O evento também tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, além dos patrocinadores: Jorge Rizek, Edson Noivas, Cartório de Registro Civil, Associação Atlética XI de Agosto, Coop Supermercados, Grupo Moreno e Lucemi, Pavanelli Materiais para Construção, O Boticário, ACE (Associação Comercial Empresarial de Tatuí), Luiza Tecidos e Rossi e Vieira.

A edição de 2023 será o primeiro casamento comunitário da primeira-dama Regiane Rosa Cardoso como presidente do Fusstat.

“É um sentimento inexplicável poder proporcionar, ao lado dos nossos parceiros e patrocinadores, o sonho de tantos casais, principalmente por fortalecer a família”, disse Regiane a O Progresso de Tatuí, na abertura das inscrições para o casamento, no ano passado.