Divulgação
Atendimentos oferecidos gratuitamente em carreta são gratuitos e vão deste dia 3 até o dia 5
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de São Paulo, traz para Tatuí a “Loja Modelo Itinerante”. Ela ficará à disposição de lojistas entre os dias 3 a 5 deste mês, na praça Martinho Guedes, em frente ao Centro Cultural Municipal. Os atendimentos são gratuitos, das 9h às 17h.
A Loja Modelo Itinerante traz ao púbico os principais conceitos e tendências do varejo. Com 55 metros quadrados e 15 metros de comprimento, a carreta tem a missão de “ensinar o lojista a organizar e deixar o ponto de venda mais atraente”.
No local, será possível ver a disposição de roupas e acessórios, organização de produtos, iluminação ideal para valorizar as mercadorias, e conceitos como “visual merchandising” (propaganda visual).
O veículo é totalmente adaptado para receber portadores de deficiência. Entre as novidades trazidas para o município, está a identificação de etiquetas por radiofrequência (RFID, do inglês “Radio-Frequency Identification”). A tecnologia é usada como alternativa ao código de barras e permite rastrear o produto durante todo o processo, do estoque à venda ao cliente.
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae de Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, a loja itinerante apresenta informações com foco no sucesso.
“Nesses dias, vamos orientar os empresários sobre as principais técnicas de ambientação. Tudo será feito de forma prática e vivencial sobre as melhores soluções de ambientação de uma loja, como a fachada, vitrine, displays, disposição de produtos, comunicação visual, itens de segurança e tecnologias que estão disponíveis e ao alcance dos pequenos negócios do varejo”.
Para o consultor do Sebrae e gestor do programa Comércio Varejista, Davi Paunovic, a visita à carreta é uma ótima oportunidade para os lojistas conhecerem as novas tecnologias e as estratégias do visual merchandising aplicadas ao varejo de moda.
“Grande parte das estratégias que vamos apresentar aos visitantes não necessita de investimentos altos. Algumas vezes, pequenas alterações na disposição dos produtos e na organização da loja e vitrine fazem com que os produtos sejam valorizados e, consequentemente, mais vendidos”, iniciou.
“Além disso, a inovação na empresa, em especial no processo de gestão e atendimento, é uma forma de diferenciar o estabelecimento e torná-lo mais competitivo”.
Informações adicionais sobre como participar da visita à carreta são obtidas pelo telefone do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor), de Tatuí: 3259-8481.