Lixo jogado em locais errados é fruto de ‘falta de educação’

Da redação

Conforme apurado pela enquete semanal do jornal O Progresso de Tatuí, promovida por meio do site www.oprogressodetatui.com.br, o descarte de lixo de forma irregular, em locais inapropriados em Tatuí, é fruto da “falta de educação”.

Essa foi a resposta de 86% dos que responderam à questão, que buscava saber a opinião dos tatuianos sobre o maior motivo ainda a levar muita gente a jogar lixo em qualquer lugar. Outros 14% entendem que a prática acontece por “falta de informação”.

O assunto figurou a enquete porque, na semana passada, a prefeitura alertou sobre esse procedimento irregular, de despejo de resíduos em áreas públicas e ambientais, lembrando que ele pode gerar diversos problemas à população e multa aos infratores.

O lixo residencial deve ser depositado em sacos e ser colocado na rua, para a coleta, aproximadamente 30 minutos antes de o caminhão coletor passar.

Nesta próxima semana, a pesquisa passa a ter como tema as entidades sociais de Tatuí. A prefeitura assinou na quinta-feira, 10, termo de parceria com nove entidades assistenciais para o repasse de mais de R$ 1,3 milhão em recursos.

As instituições trabalham com crianças, jovens, deficientes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Os convênios somam R$ 1.309.708,12. Os valores são provenientes dos cofres municipais, do Fundo Municipal do Idoso e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, além de programas firmados com os governos estadual e federal (reportagem nesta edição).

Diante disso, a enquete questiona: “Em sua residência, há pelo menos uma pessoa que recebe apoio de entidade social?”. As opções de resposta são: “sim” e “não”. O resultado será publicado na edição do final de semana seguinte, 20 de fevereiro.