Livro “Vozes da São Martinho” é lançado no Complexo Cultural

Livro é resultado da transcrição de entrevistas (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

As escritoras Laura Rodrigues de Souza, Maria Luiza Queiroz Freire e Maíra de Camargo Barros lançam neste sábado, 14, das 15h às 18h, no Complexo Cultural de Tatuí, que inclui o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, da prefeitura, o livro “Vozes da São Martinho”.

A atividade integra a programação da 8ª edição do Fica – Festival Independente de Composição Autoral, organizado pela Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (Fatec).

O livro é resultado da transcrição de entrevistas com ex-operárias e ex-operários da antiga fábrica São Martinho, uma das mais importantes indústrias têxteis da história da cidade, “e vai além do registro oral”, apontam as autoras.

Ele investiga o cenário social, econômico e histórico do período de maior atividade industrial em Tatuí, por meio das memórias daqueles que viveram e trabalharam nesse ambiente fabril.

“A obra também busca promover, especialmente entre os jovens leitores, uma consciência cultural e social, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao conectar memória, história e patrimônio da cidade”, acrescentam.

O projeto gráfico da publicação é assinado por Daniel do Nascimento Ramos, “cuja contribuição visual valoriza ainda mais o conteúdo histórico e humano da obra, traduzindo em forma e estética a sensibilidade das narrativas operárias”, seguem elas.

“Vozes da São Martinho” foi contemplado pelo Edital de Cultura “Publicação de Livros”, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, e tem o lançamento aberto ao público, com entrada gratuita, no Complexo Cultural de Tatuí, situado na avenida Domingos Bassi, s/nº, Jardim Junqueira, esquina com a avenida João Batista Correia Campos (marginal do Manduca), próximo ao paço municipal.