Festival Independente de Composição Autoral tem a 8ª edição neste sábado

Evento da Faculdade de Tecnologia de Tatuí acontece no Complexo Cultural

Edição tem música, literatura, audiovisual, grafite e teatro (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Neste sábado, 14, das 14h às 22h, acontece a 8ª edição do Fica (Festival Independente de Composição Autoral). O evento, promovido pela Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, é realizado no Complexo Cultural de Tatuí, espaço que reúne o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, da prefeitura.

Com entrada gratuita e organização de estudantes e professores do curso de produção fonográfica, o Fica 2025 anuncia que “amplia sua proposta ao abraçar diferentes linguagens artísticas”.

Além da já tradicional valorização de novos talentos da música autoral, esta edição soma música, literatura, audiovisual, grafite e teatro, “em um ambiente acolhedor e democrático”, segue a produção.

O evento é realizado pela primeira vez fora do campus da Fatec. Para a professora Luana Muzille, que integra a coordenação, “a mudança de local reforça a missão do projeto”.

“Esta mudança simboliza nosso compromisso em ocupar praças e museus com cultura viva. O Fica é, ao mesmo tempo, uma oportunidade de formação prática para os alunos, um incentivo aos artistas independentes e um convite à comunidade para vivenciar arte de forma acessível”, afirma.

A estrutura do evento conta com uma feira de empreendedores locais, com produtos como mandalas, livros autorais, sabonetes e cosméticos naturais, brincos artesanais e brechó de roupas, além de uma praça de alimentação com o “truck” da Cervejaria Comendador.

As famílias também podem aproveitar um espaço infantil com piscina de bolinhas e algodão-doce, oferecido pelo Grupo Asas, além das intervenções teatrais do Núcleo [En]cena.

A Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, também integra as atividades do dia, “promovendo o incentivo à leitura e o compartilhamento de histórias”.

A programação artística contempla diferentes expressões. Na literatura, Flor Priscila, Kennedi Lazzari, Meraki e Carlos Alberto Muzille apresentam suas obras.

Nas artes visuais, o público pode conferir trabalhos de Diego Dedablio e Evi Illert. O audiovisual é representado com a exibição de documentário de Beli Bertalha e o lançamento do livro “Vozes da São Martinho”, das escritoras Laura Rodrigues de Souza, Maria Luiza Queiroz Freire e Maíra de Camargo Barros.

Já a programação musical conta com apresentações de Caio Cinco, Tiago Augusto, Jéssica Borges, Otávio Arruda e a banda Boca de Bicho, Mushgroove, Vick Moonie & Rod Jr. com Os Camaleões de Marte, Helen Quintanares, Visel MC e JOX.

Também está prevista uma “batalha de rima” com os MCs da “Resenha”, que acontece em três momentos ao longo da tarde e da noite.

Com mais de 90 voluntários envolvidos na organização, o Fica “se consolida como uma iniciativa que transforma o direito ao lazer em vivência artística e comunitária, criando novas plateias e fortalecendo a cena independente”, segundo divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

“É um convite para que a população de Tatuí e região leve as crianças, os amigos, a família e curta um dia de descobertas, cultura e muita expressão criativa”, conclui o serviço municipal.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luana.muzille@fatec.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 99846-7031. O Complexo Cultural de Tatuí está localizado na avenida Domingos Bassi, s/nº, no Jardim Junqueira, esquina com a avenida João Batista Correia Campos (marginal do Manduca), próximo ao paço municipal.