Leão do Sul ‘ruge mais alto’ e leva primeiro troféu da 16ª Copa Rádio

 

O primeiro campeão de 2016 da “Copa Rádio Notícias” tem nome e história. A equipe que levou o troféu da 16ª edição provocou suspiros na plateia presente para acompanhar quem levaria para casa o troféu da categoria veterana.

A partida que deu início à etapa que encerra a disputa desportiva mais longeva do município aconteceu na manhã de domingo, 4. No campo do Estádio “Lupércio Bernardo”, o “Itatibão”, o público testemunhou um verdadeiro “show de bola”.

O São Martinho e o Ressaquinha se enfrentaram a partir das 9h30 em jogo que teve virada, expulsão, empate e decisão nos penais. Mesmo não “inaugurando o placar”, a equipe do “Leão do Sul” conseguiu carimbar seu nome mais uma vez entre os vencedores do torneio. O time bateu o Ressaquinha por 3 a 2.

A vitória veio nos pênaltis, numa “onda de reviravolta”. O jogo transmitido pela Rádio Notícia, que pertence à Central de Rádios – realizadora da competição –, começou “quente”. O Ressaquinha entrou forte e, no primeiro tempo, mostrou a que veio. A equipe marcou o primeiro tento da finalíssima. O gol veio dos pés de Wilde, deixando a equipe do São Martinho preocupada.

Ainda no primeiro tempo, a equipe perdeu um de seus componentes – e principal. O jogador Tchesco, goleiro, foi expulso. Com a saída, a equipe começou a se desequilibrar. Tanto que levou o primeiro tento (de dois) na volta aos gramados.

Durante o intervalo, a organização realizou homenagens a Eugênio dos Santos Neto e a James Miranda. Eles receberam as placas do diretor-presidente da Central de Rádio, o empresário Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Também participou da cerimônia o vereador Márcio Antonio de Camargo

Na “volta”, o São Martinho igualou o placar. Marcou aos 30 minutos do segundo tempo, com Fábio. O empate em 1 a 1 não durou muito. Motivado, o Leão do Sul pressionou o Ressaquinha até que virou com China, marcando de falta.

Determinado a não perder o título, o Ressaquinha “deu o troco”, deixando tudo igual. Fez 2 a 2 com Serginho, obrigando a organização a levar a decisão para os pênaltis. Na cobrança alternada, o Leão do Sul levou a melhor. Bateu o Ressaquinha, que havia iniciado com vantagem, pelo placar de 3 a 2.

Além do troféu para o campeão e o vice, a organização estabeleceu a partir da 16a edição uma nova premiação. Trata-se do “Troféu Corneta”, a ser concedido ao “torcedor símbolo que sempre está cornetando nos bastidores da copa”. A homenagem será oferecida ao torcedor por “votação popular” entre a plateia.

Para isso, uma urna voltará a ser colocada no portão principal da entrada do estádio. Como no domingo da semana passada, ela receberá os nomes dos torcedores indicados nos dois demais dias de realização das finais. Além do troféu, o torcedor eleito será contemplado com um prêmio oferecido pela Zaith.

A organização também dará continuidade à entrega, neste domingo, 11, e no próximo, 18, de homenagens que serão prestadas a desportistas pelo “relevante serviço prestado”. Receberão a honraria durante as finais: Hélio Loretti, Milton Corrêa, José Darci de Paula e José Geraldo Machado Antunes.

Os outros dois campões, das categorias veteraníssima e superveteraníssima, serão conhecidos também nas duas datas, respectivamente. Neste domingo, o C. R. Itatibão enfrentará o Clube de Campo. Na semana seguinte, o título da superveteraníssima será decidido entre a Associação Atlética XI de Agosto e Clube de Campo.

As partidas começam no mesmo horário e serão realizadas no mesmo local, o Estádio “Itatibão”. Elas têm entrada franca, com acesso pela rua 11 de Agosto, 3.092, no Valinho, e transmissão ao vivo pela equipe da Rádio Notícia.

A locução ficará a cargo de Rogério Lisboa, com comentários de Renato Pereira de Camargo e reportagem de campo de Luiz Carlos Teixeira. O primeiro e o último são, também, responsáveis pela realização dos congressos técnicos. Teixeira acumula, ainda, a função de promotor da disputa.