
Da redação
Neste domingo, 27, ocorre a tradicional Festa de São Jorge de Tatuí, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em prol do Lar Donato Flores.
De acordo com o divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, o evento é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Tatuí via lei municipal, sendo “mais que uma festividade”.
“Ele resgata e fortalece a identidade cultural da cidade, reunindo fiéis, cavaleiros e admiradores das tradições tropeiras em um dia de devoção, história e confraternização”, acentua a assessoria.
Conforme o cronograma, às 10h, cavaleiros, amazonas e devotos se concentrarão na avenida das Mangueiras (próximo à rua do Cruzeiro) para a Procissão dos Cavaleiros de São Jorge, que terá os estandartes do santo, o pavilhão das bandeiras, as espadas que protegerão o andor de São Jorge e a faixa do Lar Donato Flores, seguidos do grupo de pessoas a cavalo e dos charreteiros.
Às 11h, o cortejo percorrerá, aproximadamente, quatro quilômetros, atravessando as ruas do Cruzeiro, 11 de Agosto, Cel. Guilherme, Santa Cruz e avenida Donato Flores, conduzindo os participantes ao recinto do Lar Donato Flores, quando a população poderá assistir ao desfile e cortejo.
A partir das 12h, com entrada gratuita, o recinto de festas do Lar Donato Flores terá um cronograma “que valoriza a cultura tropeira”. Na programação, os cavaleiros receberão uma bênção, “reforçando os laços de fé e proteção”, seguida da entrega da premiação “Destaques da Procissão”, “reconhecendo aqueles que se destacaram na jornada”.
Ainda no Lar Donato Flores, haverá apresentações musicais de Cláudio Gaúcho e Taty Franco, às 12h30, e Nando Nunez, às 15h, culminando com o encerramento da programação às 17h.
Para os entusiastas da cultura tropeira, a partir das 15h, o evento oferecerá um espetáculo com as provas equestres de baliza, tambor e cadeira.
Ainda segundo a divulgação da prefeitura, na festividade, a gastronomia típica marcará presença com a tradicional praça de alimentação, onde os visitantes poderão saborear salgados, bebidas e o almoço tropeiro, servido por R$ 20.
Toda a renda será revertida aos projetos socioculturais do Lar Donato Flores. A comissão organizadora da festa informa que, por se tratar de evento beneficente, não será permitida a entrada com coolers e caixas térmicas.
A Festa de São Jorge conta com o apoio da Comissão de São Jorge, composta pela Família Shampoo, Comitiva Amigos Sertanejos e Tradições Tropeiras de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (15) 3259-4135.
A festa
Anualmente, Tatuí celebra o “Santo Guerreiro” com festa efetivada no dia 23 de abril ou próximo a essa data, dedicada a São Jorge. A programação une religião, tradição e confraternização.
A Festa de São Jorge é considerada uma das mais tradicionais da cidade, inclusive, sendo citada no hino do município. O evento teve auge na década de 1970, com retomada no final dos 1990, sempre com ênfase em procissão, a qual atrai centenas de cavaleiros pelo centro da cidade, além de confraternização no recinto de eventos do Lar Donato Flores.
Como tradição, a cavalgada costuma acontecer pela manhã, com concentração na avenida das Mangueiras. De lá, cerca de 500 cavaleiros percorrem as principais ruas da cidade, tendo à frente o andor de São Jorge. O trajeto termina no Lar Donato Flores, onde acontecem shows e provas equestres.