Jornada de Gestão Cultural começa sexta-feira no Museu “Paulo Setúbal”

Na sexta-feira, 29, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, tem início a Jornada de Gestão Cultural em Tatuí, realizada pelo programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí.

O evento seguirá no sábado, 30, e no domingo, 1º de julho, com o intuito de “criar uma rede de compartilhamento intermunicipal” com uma turma de 40 participantes, que abrangerá dois municípios da região: Itapetininga e Tatuí.

A abertura do evento será às 18h, com a apresentação do espetáculo “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica.

A história é narrada em Pirapora do Bom Jesus, “com batucadas dos mais diversos estilos e origens que deixaram os barracões e ganharam as ruas em homenagem àqueles que, com muito ritmo, resistência e poesia, compuseram a história do samba paulista”.

Músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, nesse espetáculo-cortejo que conta com a participação do público, “uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial”, conforme divulgado pelo grupo.

Também na sexta-feira, a programação segue com a palestra “Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais”, com Carolina Kazumi, das 19h30 às 21h30, para a qual há 60 vagas.

Na palestra, serão apresentados “instrumentos de auxílio aos participantes para definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos, bem como suporte para pensamento de soluções otimizadas”.

Já no sábado e no domingo, acontecerá o módulo 2 da Jornada de Gestão Cultural. No decorrer dele, haverá as palestras: “Planejamento, Gestão e Finanças”, ministrada por Marcela Amaral, no sábado, das 10h às 12h e das 14h às 18h, e “Comunicação e Avaliação de Projetos”, por Luciana Castro, no domingo, nos mesmos horários. Ambas com 40 vagas disponíveis.

O Museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

Palestrantes

(foto: divulgação)

Carolina Kazumi é graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, atua na área da cultura desde 2007. Trabalhou na gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. Atualmente, é professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

Marcela Amaral está há 17 anos na área de produção cultural e cursou MBA em gestão de bens culturais na Fundação Getúlio Vargas.

Entre outros trabalhos em instituições, galerias e grandes eventos, foi produtora executiva do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por exemplo, do World Biennial Forum 2014, na cidade de São Paulo. Atualmente, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como Sabesp, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias, Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros.

Foi gerente de projetos e relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014. Atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, entre outras ações.