Jorge Rizek 13/04/2024

Cena da peça "Até que a Morte nos Enlace" (foto Giorge de Santi)

Tá querendo me ver, vem!
Já sabe o que fazer, vem!
Hoje tem TH, vem!
E a banda do poder, vem!
Já tô a mais de cem, vem!
No embalo do trem, vem!
Pra somar vem que vem, vem!
Com o povo do bem
Hoje é seu dia de sorte
Do sul ou do Norte vai acontecer
Vai ter de tudo um pouco
Se liga que o caldeirão vai ferver
Bota o astral lá em cima e chega no clima pra se divertir
Olha como a gente combina
Eu faço de tudo pra te ver sorrir
“DIA DE SORTE”
(Thiaguinho, Prateado, Gabriel Barriga)


“No começo o crescimento pode ser lento, mas se você fizer sua parte com esforço e comprometimento, coisas incríveis virão.
”Shmuel Lemle – ‘Sementes de Cabala’


Guilherme Leme Garcia estreia em maio, no Teatro Vivo, em São Paulo, a peça de Alberto Camus “O Estrangeiro”, com direção de Vera Holtz.


O Grupo de Choro do Conservatório estreia, no dia 22 de abril, no Teatro “Procópio Ferreira”, a temporada 2024, com entrada gratuita.


Na quarta, 17, tem apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência do maestro Marco Almeida Jr, às 20h. Na quinta, 18, às 19h, tem a Voz da RBC – Rimas, Batidas e Consciência, no Teatro “Procópio Ferreira”. E na sexta, 19, é a vez da Cia. de Teatro do Conservatório.


A tradicional Festa de São Jorge, em prol ao Lar Donato Flores, acontece no último domingo do mês, dia 28 de abril. Haverá procissão dos cavaleiros, com concentração às 10h na avenida das Mangueiras, seguindo pelas principais ruas da cidade, até o Recinto de Eventos do Lar Donato Flores, onde haverá bênçãos e premiações. Não é necessária inscrição prévia para participar.


A Casa África faz samba com feijoada no sábado, 20, a partir das 12h, com música do Beco do Samba. Haverá feijoada tradicional e vegetariana com acompanhamentos. Informações e reservas pelo (15) 98137-1398.


De 15 a 19 de abril, acontece a Semana da Literatura Infantil Monteiro Lobato, na Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão.


Neste sábado, 13, tem Dia D de vacinação contra a gripe para grupos prioritários na Praça da Matriz, das 8h às 15h, e em todas as unidades básicas de saúde.


O tatuiano Olavo Avalone Filho, o Olavinho, está lançando um novo livro: “Memórias ao Pé da Letra”.

Imagine uma história de vida que começa com paixão pela aviação, tem casamento com o jornalismo, mantém a música como amante e, lá pelas tantas, declara amor rasgado à literatura, tudo temperado com comida a pé e natação abraço. Isso sem falar da viagem para todo canto e peregrinação no Caminho de Santiago. É o que Olavo traz em 60 mil palavras e 500 imagens.

O livro está disponível nas lojas virtuais da Amazon em dois formatos: eletrônico e impresso.


Estamos programando uma festa para comemorar os 40 anos da coluna Jorge Rizek em O Progresso de Tatuí. Aguardem novidades! Logo passaremos a programação.




TIM-TIM
13 – Murilo Rodrigues / Jeferson Sales / José Roberto dos Reis
14 – Victor Fernandes / Sabrina Camargo / Isabella Monteiro / Sérgio Galvão
15 – Fábio Martins / Cíntia Yamamoto / Isis Crivellari
16 – Elisandra Furué / Jefferson Bart / Marina Simão
17 – Bruno Fogaça / José Neto / Leticia Miranda / Ilza Eleutério / Ana Paula Macedo Camargo / Mariana Pavanelli / Jamile / Vera Bolzan / Ana Elisa Poles / Bia Peixoto
18 – Valéria Oliveira / Murilo Lavezzo / Felipe Bella / Luana Camargo / Camila de Cássia Rodrigues
19 – Luana Lima / Lucas Moreno / Thiago Antunes / João Antônio Fonseca


NIGHT AND DAY
Boteco do Bodega
Sábado, 13
21h – Jéssica e Juliana
.
Bodega
Sábado, 13
23h – Richard Cerda, DJ Ktara, Taynara Costa
Domingo, 14
16h – Grupo KP, Grupo Zuaê,
Léo e Júlio
.
Emilio lounge club
Sábado, 13
20h – DJ Dubodd
.
Fábrica Rock
Sábado, 13
21h – Catraca Rock
Domingo, 14
17h – Calçadão do Samba
Samba de Responsa
.
G7
Sábado, 13
21h – Dalmo e Douglas
.
Casa África
Sábado, 13
22h – Aloha
.
Paróquia Sagrada Família
Sábado, 13, e domingo, 14
14ª Festa do Milho-Verde
.
Praça da Matriz
Sábado, 13
11h – Música na Praça
Banda Municipal de Itapetininga “Maestro Edil Lisboa”
.
CEU das Artes
Sábado, 13
16h – espetáculo teatral “Ícaros”
Domingo, 14
18h – 16h – espetáculo teatral “Ícaros”
.
Cine Santa Helena
19h – “Evidências do Amor”
16h30, 19h e 21h30 – “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”
17h – “Kung Fu Panda 4”
21h15 – “Godzilla e Kong: O Novo Império”


FALEI E DISSE
“Agora, depois de sete casamentos, estou apaixonado e feliz na cidade mais linda do mundo.”
André Abujamra, paulista morando no Rio

.

“Não existe um livro infilmável.”
Maria Fernanda Cândido, que estreia o filme “A Paixão Segundo G.H.”, adaptado de Clarice Lispector

.

“Gal não obedecia a ninguém. Tinha personalidade.”
Wilma Petrillo, viúva da cantora

.

“A Sandy é muito dedicada e disciplinada.”
Fábio Porchat, que faz par romântico com Sandy no filme “Evidências”



No domingo passado, 7, aconteceu a apresentação da peça “Até que A Morte nos Enlace”, do tatuiano Ivan Camargo, no IFSP de Boituva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

Na plateia, além da vice-prefeita Ana Paula Sampaio Moura e do secretário municipal da Cultura, Marcos Reginaldo Caldeira, esteve a titular da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.


Emílio Lounge Club finalmente abriu suas portas ao público na quinta, 11 de abril, coincidentemente dia do aniversário de Emílio Ribas, que residiu naquele endereço.

O Emílio nasce com o intuito de transportar e confortar pessoas através de sabores, aromas e texturas. O respeito pelo alimento nos torna singular e te leva a cruzar fronteiras e abrir caminhos para aguçar todos os seus sentidos.

No menu, petiscos, sandubas, pratos grelhados, pastas, saladas e doces clássicos, além de drinques diversos, cervejas, mocktails, chope, destilados, vinhos…

O carro-chefe: uma carta de coquetéis produzidos por profissionais do mais alto padrão da coquetelaria brasileira.

Alternadamente, os DJs 7K, Dubodd e Gui Mota vão comandar as picapes por lá, tocando um mix de músicas. Esporadicamente, teremos shows ao vivo com venda prévia de convites, além de eventos gastronômicos e temáticos, jantares personalizados, exposições de arte, lançamentos de livros, entre outros.

O espaço funciona às quartas, quintas e sextas das 17h até meia-noite, aos sábados, das 12h às 2h e aos domingos, das 12h às 20h.

Reservas pelo (15) 99255-9645.


Daniela Fornazza comemorou seu aniversário no sábado, 6, no Choupana Eventos. Duas bandas animaram os convidados: Zuaê e Nando Nunez.


O Complexo Cultural Museu da Imagem e Som (MIS) Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e “Memorial do Rugby 1928 Dr. Gualter Nunes” foi inaugurado na sexta, 5.


O Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, teve lotação máxima para o show “Lágrimas do Mar”, de Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, no dia 28 de março, em formato voz e piano.


Um dos espaços mais tradicionais de Tatuí está de portas abertas há mais de 30 anos e, mesmo após tanto tempo de casa, mantém o sabor inigualável de sempre. A cada ida, uma experiência de sabores inesquecível. Doca’s Sanduicheria, Restaurante e Pizzaria nasceram em julho de 1993, através de Antônio Claudio Ferreira, filho do inesquecível Doca.

Para quem não sabe, o local surgiu de uma sociedade entre Claudio e um colega que era pizzaiolo, porém, uma semana antes da inauguração, o então sócio ficou preocupado se o empreendimento daria certo e resolveu sair da sociedade.

“Como já estava com a estrutura montada, Claudio decidiu seguir em frente. Pesquisou cardápios de restaurantes de São Paulo, teve ajuda de colaboradores, sugestões de clientes e hoje está no mercado há 31 anos”, conta Alexandre, um dos sócios e filho de Claudio.

O nome Doca’s surgiu como uma ideia de continuação, pois onde hoje é o espaço funcionava a Loja de Couros Doca, muito famosa nos anos 80 e 90, cujo proprietário era o senhor Pedro Rodrigues Ferreira, conhecido como Doca, pai do Claudio.

No cardápio, muita diversidade, como carnes, frangos, peixes, massas, pratos vegetarianos, pizzas, lanches e porções.

“Além do nosso tradicional e famoso filé mignon à parmegiana, temos a bacalhoada Gomes de Sá, badejo à belle moniere, que só de pensar já dá água na boca. Ele é preparado com camarão, alcaparras e champignon. Não podemos nos esquecer do virado à paulista, e o mais legal de tudo é que todos os pratos estão sempre disponíveis em nosso cardápio durante o ano inteiro”, afirma Claudio.

Arquivo pessoal

Lembrando que os pratos atendem a todos os gostos e bolsos. “O molho é 100% artesanal, nossa famosa entrada de pãozinho com maionese não tem conservante e é feita na hora. Não operamos com pratos prontos, sendo um dos diferenciais da nossa cozinha. Também temos pratos à la carte, como o filé mignon à parmegiana, filé quatro queijos, virado à paulista, badejo à belle monieri, talharim à Chateaubrian, berinjela à parmegiana e outros”, garante Alexandre.

Por falar em qualidade, o Doca’s Restaurante tem o máximo cuidado com os produtos. “Os pratos são confeccionados com carinho e responsabilidade para proporcionar ao cliente o melhor do prazer de uma boa refeição. Hoje atendemos através do nosso delivery (iFood e aplicativo Docas), além, claro, da nossa Cidade Ternura, atendemos também Cerquilho, Boituva, Cesário Lange e Quadra”, conta o entrevistado.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 10h30 às 15h e das 17h30 até 22h30. Aos sábados, das 10h30 às 22h30 e aos domingos, das 10h30 às 15h.

O Doca’s está localizado na rua 11 de Agosto, 87, e a experiência vale muito a pena!

Coluna com colaboração de Maria Eliza Rosa