Jogos Regionais seguem em várias sedes

2752
Partida de basquete masculino livre sedia na A. A. XI de Agosto (foto: Eduardo Domingues)

O 62º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que tiveram início na terça-feira, 3, segue até o próximo dia 14. O município sedia o evento em conjunto com as cidades de Cerquilho e Boituva.

Mesmo com o começo das atividades esportivas, a abertura oficial só aconteceria nesta sexta-feira, 6 (após o fechamento desta edição, às 16h), no Teatro Municipal de Cerquilho, sujeita a alteração devido ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, por determinação da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Na quarta-feira, 4, Tatuí sediou as disputas das modalidades de basquete, nas categorias masculino e feminino 20 anos e masculino e feminino livre; e futebol de campo, com as categorias masculino 20 anos e feminino livre.

O dia contou com a realização de 81 disputas, válidas por dez modalidades. Foram registrados oito “WOs”. Tatuí foi representada em seis competições, conquistando duas vitórias, um empate e três derrotas.

As vitórias vieram apenas nas disputas realizadas em Cerquilho. Pelo tênis feminino livre, o triunfo foi em cima da equipe de São Roque, por 2 sets a 0. Pelo mesmo placar, Tatuí venceu Jundiaí com folga no vôlei de praia masculino, marcando 18 a 5 e 18 a 9, no primeiro e segundo sets, respectivamente.

Jogando “em casa”, o município não teve o mesmo desempenho no basquete masculino 20 anos, malha e futebol feminino livre. Jundiaí derrotou Tatuí por 75 a 54, no basquete masculino 20, e por 62 a 40, na malha. O futebol feminino foi vencido pela equipe de Registro, pelo placar de 2 a 1.

O futebol masculino 20 anos empatou com Jundiaí por 0 a 0. Apesar de não conquistar a vitória, o técnico da equipe tatuiana, Diego Barros, mostrou-se satisfeito com o resultado.

“Fizemos um bom jogo. O empate com uma equipe que disputa o campeonato paulista da categoria nos deixou muito felizes”, declarou o técnico.

Segundo Barros, o fato de o time adversário ser representado pela categoria de base do Paulista de Jundiaí mostra a força da equipe local. “Eles treinam diariamente e, apesar das nossas adversidades, conseguimos um resultado importante. Isso mostra que qualidade e talento nós temos”, concluiu o treinador.

Na quinta-feira, 5, os Jogos Regionais tiveram mais de 250 disputas em 18 sedes diferentes. A cidade sediou as disputas de mountain bike, no Centro Hípico Tatuí, e as competições de atletismo e atletismo ACD, na pista municipal.

Ainda, os jogos de basquete ocorreram na Associação Atlética XI de Agosto e as partidas de futebol de campo, nos estádios “Itatibão”, do Clube de Campo, e “Menotti de Campos”, do Santa Cruz.

O município participou de nove disputas, com sete vitórias e duas derrotas, além da disputa no mountain bike e a conquista de 13 medalhas nas provas de atletismo e atletismo ACD.

A primeira vitória tatuiana veio no basquete masculino 20 anos, ao vencer Votorantim pelo placar de 75 a 11. No biribol, Tatuí derrotou Santana de Parnaíba de virada, por 2 a 1, e, depois, foi considerada vencedora no confronto com Registro, por “WO”.

O time de futebol feminino livre foi derrotado por 2 a 0 pela equipe de Itariri. Tatuí também perdeu na disputa de tênis feminino livre, por 2 sets a 0, para Itapetininga. Pelo mesmo placar, a equipe masculina de tênis tatuiana venceu Cesário Lange. Na disputa de damas, a equipe da cidade ganhou de Jundiaí por 9 a 1.

O vôlei de praia conseguiu mais duas vitórias para o município. O time masculino derrotou Sorocaba por 2 a 1: 22 a 20, no primeiro set, 10 a 18, no segundo set, e 15 a 13, no “tie-break”. A equipe feminina aplicou 2 sets a 0 sobre Laranjal Paulista, marcando 18 a 15 e 18 a 13.

Os atletas Sandro Rodrigues e Rafael Delaroli Barros terminaram, respectivamente, na 12a e 13a posições da categoria masculina de mountain bike. A categoria feminina contou com Valquíria Bruno de Oliveira, que concluiu a participação na 10a colocação.

As provas de atletismo e atletismo ACD, sediadas na pista municipal, garantiram 13 medalhas à equipe de Tatuí. Destaque para José Enis da Silva, Fernanda Rodrigues Machado, Marina de Oliveira Santos e Andreas Gabriel Souza Farias, que conquistaram três medalhas cada.

Silva conquistou a prata na disputa de lançamento de disco para cadeirantes F57, bronze no lançamento de dardo cadeirante F57 e outro bronze no arremesso de peso cadeirantes F57.

A atleta Fernanda alcançou o ouro no lançamento de disco para cadeirantes F57, a prata no arremesso de peso cadeirantes F57 e mais uma prata no lançamento de dardo cadeirantes F57.

Marina participa dos Jogos Regionais pela segunda vez. Segundo ela, “a ansiedade é tão grande como se fosse a primeira vez”. A atleta conquistou uma medalha de ouro na prova lançamento de disco cadeirante F54, uma prata no arremesso de peso cadeirante F54 e outra prata no lançamento de disco cadeirante F54. “Não esperava um desempenho tão bom assim”, comentou, orgulhosa, Marina.

Já Farias ganhou duas medalhas de prata, nas categorias lançamento de dardo cadeirante F55 e arremesso de peso cadeirante F55, além de um bronze no lançamento de disco cadeirante F55.

O tatuiano Joel Lucas Vieira de Oliveira ainda conquistou a prata no arremesso de peso. Ivanilda Mina Alves Garcia e Natália Fernanda da Silva Rolim Pontes completavam a equipe de atletismo de Tatuí.

Por conta do jogo da seleção brasileira de futebol, mais de cem atividades em 19 sedes aconteceram na sexta-feira, 6, apenas na parte da manhã.

As equipes masculina e feminina de futebol de campo não conseguiram classificação para a próxima fase. Apesar do empate na estreia e vitória por 4 a 0 sobre Ibiúna, o time masculino foi eliminado por conta do saldo de gols, pois Jundiaí vencera o segundo jogo por 6 a 0. O time feminino apenas cumpriria tabela contra Juquiá, depois de perder os primeiros dois jogos.

Na modalidade de atletismo, seis atletas de Tatuí participaram de fases classificatórias de diversas categorias. Luciana Aparecida da Silva foi a melhor colocada da equipe tatuiana, ao terminar a prova de 5000 metros rasos na terceira posição.

A classificação parcial geral do atletismo mostrava a equipe feminina do município na terceira posição, ao lado de Apiaí e Itaí. Na categoria masculina, Tatuí aparecia em quinto lugar.

Pelo basquete masculino 20 anos, a equipe tatuiana enfrentou Itupeva e conquistou a segunda vitória em três jogos. O placar final foi de 93 a 51.

Em disputas praticadas em Cerquilho e Boituva, Tatuí seria representada nas modalidades de malha, dama e capoeira (a organização do evento não divulgou os resultados até o fechamento desta edição).

Tatuí segue sediando as competições do evento até o próximo dia 13. Na Associação Atlética XI de Agosto, as finais das modalidades femininas de basquete devem acontecer neste domingo, 8, e na segunda-feira, 9, as decisões masculinas.

Neste final de semana, têm início as disputas das modalidades de natação e natação ACD, futsal e voleibol masculino e feminino, nas categorias 20 anos e livre. O futebol feminino livre e masculino 20 anos têm as finais marcadas para terça-feira, 9.

A entrada para os jogos sempre é gratuita. Eles acontecem no Sesi, no Clube de Campo e na Associação Atlética XI de Agosto, no Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí), no estádio “Menotti de Campos” e na pista municipal.