Ivoal e Real começam disputas pelo 55o ‘Torneio Cruzeirão de Futsal’





A ansiedade da estreia para dois times locais que disputam o 55º “Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul – Cruzeirão” acabou. Ivoal Direção Hidráulica e Real Madri FS/ZL iniciaram participação na disputa na terceira semana de jogos da competição esportiva e uma das mais tradicionais da região.

Os representantes de Tatuí disputaram partidas em dias distintos. O Ivoal Direção Hidráulica foi o primeiro a “entrar no circuito” contra o Medina, de Sorocaba. A partida agendada para as 20h15 do dia 17 (segunda-feira da semana passada), no Ginásio Municipal “Gualberto Moreira” terminou em W. O..

Na quinta-feira, 20, o Real Madri FS/ZL disputou partida contra o Mulekada Futsal, da cidade de Alumínio. Os times se confrontaram no ginásio da Associação Atlética Santa Rita, em Sorocaba, com início às 21h, com resultado negativo para os tatuianos. O time local perdeu de 2 a 1 para o sorocabano.

Tatuí volta a disputar com uma equipe no dia 7 de março. Na data, o Ivoal enfrentará o Hotcar Futsal e tentará os primeiros três pontos na competição. A partida está agendada para as 20h15, no Ginásio Municipal “Gualberto Moreira”.

Em 2013, os dois times locais haviam entrado na disputa junto com outros dois. Além do Ivoal e do Real Madri, Tatuí esteve representada pela equipe feminina da Prefeitura, que jogou contra 17 agremiações pelo troféu de campeã; e pelo JE Carregamentos/Café do Posto, que entrou na briga pela categoria principal.

O “Cruzeirão” é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semes (Secretaria Municipal de Esportes). Ele tem a colaboração e apoio da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral) e é considerado um dos mais importantes eventos futebolísticos do interior do Estado. Neste ano, a disputa conta com 244 equipes inscritas.

A Semes informou, no final do mês passado, que a maioria dos times inscritos está na categoria principal. São, no total, 191 agremiações. As demais 53 disputarão a veterana (13), quarentão (12), superveterana (13) e feminina (15).

De acordo com o regulamento, a competição é disputada pelo sistema de eliminatórias simples para todas as categorias. Como no ano passado, participam, em 2014, times na principal (voltado a atletas nascidos em 1996 e anos anteriores), veterana (nascidos até 1980); quarentão (atletas nascidos até 1974); supervetarana (até 1974) e feminina (em chave única, cujos times tenham atletas nascidas até 1977).

A categoria principal (masculina) é composta por oito chaves, denominadas em grupos (A, B, C, D, E, F, G e H), sendo que as equipes classificadas na edição anterior do torneio serão enquadradas sem sorteio, obedecendo a um critério.

As equipes vencedoras em seus respectivos grupos serão classificadas para as quartas de final. Elas comporão uma nova chave, denominada grupo “I”, obedecendo a emparceiramento.

Nessa etapa, o time vencedor do grupo “A” disputará com o vencedor do “B”; o vencedor do “C” jogará contra o “D”; o vencedor do grupo “E” fará confronto com o primeiro colocado do “F”; e o primeiro colocado do grupo “G” disputará partida contra o vencedor do “H”.

Os jogos são norteados pelas regras oficiais adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). A organização prevê partidas “preferencialmente à noite”, de segunda a sexta-feira. Em casos excepcionais, elas serão realizadas em “qualquer dia e horário”, respeitando tabela.