Ipem realiza plantão para regularização de taxí­metros na cidade





Os taxistas de Tatuí e de Sorocaba já podem consultar no site do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de São Paulo as datas dos plantões de verificação de taxímetro. Em Tatuí e Sorocaba, o plantão acontece na próxima sexta-feira, 21. As consultas são feitas no endereço: www.ipem.sp.gov.br.

De acordo com o Ipem, os profissionais de Votorantim devem agendar o procedimento até o dia 28 deste mês. O instituto informou que os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

A aferição anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. No caso dos plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após a mudança de veículo, a troca ou o reparo do taxímetro devem comparecer.

Para isso, o taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo precisa apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura, certificado de propriedade do veículo, certificado de verificação do Ipem-SP referente ao exercício de 2013, GRU quitada, comprovante de endereço e guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo Ipem-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995 ou pessoalmente na sede da Delegacia de Ação Regional do Ipem-SP em Sorocaba, na rua Gustavo Teixeira, 664, no bairro Mangal.

Além das datas de verificação, o instituto divulgou dicas que podem ajudar o consumidor a identificar se o taxímetro foi verificado. Conforme o Ipem, o usuário deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com a frase “verificado até 2015”.

“Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Alexandre Modonezi, superintendente do Ipem-SP.

O valor da bandeira é estabelecido pela Prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras “um” e “dois” podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP, pelos telefones 0800-013-0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na compra de diversos produtos.