Maila Barros
Alunos de unidade da cidade receberam prêmio no dia 6 em São Paulo
Alunos da Fatec de Tatuí conquistaram a segunda colocação no “Desafio Inova Paula Souza 2013”, quinta-feira da semana passada, 6, em São Paulo, na sede do Centro “Paula Souza”.
O trabalho foi desenvolvido por Maila de Almeida Barros, Rafael Bruno Passarinho de Oliveira e Guilherme Passarinho de Oliveira, sob a orientação da mentora do “Desafio Inova Paula Souza de Tatuí”, Rosana Bertila Giacomazzi.
O Desafio Inova é uma competição de modelo de negócios entre equipes constituídas por estudantes, egressos e professores de Etecs – escolas técnicas estaduais – e Fatecs.
Os competidores tiveram que transformar ideias em negócios, dentro de dez eixos tecnológicos: ambiente, saúde e tecnologia, informação e comunicação, controle e processos industriais, gestão e negócios, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, turismo e hospitalidade e lazer.
O destaque de Tatuí optou por competir no eixo “informação e comunicação”. A equipe, que competiu com mais 261 projetos, recebeu o valor de R$ 2.000.
Maila, no entanto, afirmou que a ideia de ser uma grande investidora é o que realmente conta. Ela disse querer aproveitar a oportunidade e “engrenar com o projeto para crescimento pessoal e profissional”, pois acredita que, com isso, pode se diferenciar no mercado, por existirem muitos produtos iguais.
Além disso, Rosana acrescentou que “muitos investidores estão atentos para ajudar na evolução dos projetos”.
O tema do projeto visa otimizar e automatizar agências de assessoria de imprensa e jornalismo. Segundo Maila, o objetivo é “criar um sistema para controlar as empresas de assessoria, porque existem muitas falhas”.
“Mesmo quando tentamos colocar algum controle, é muito difícil saber se o funcionário está trabalhando. Então, tentamos facilitar o processo de comunicação entre pessoas que trabalham com assessoria e poder acompanhar de perto o serviço, garantindo mais rapidez para o cliente”.
O sistema vai permitir acompanhar todos os serviços realizados, pois adapta a equipe de trabalho num único programa, permitindo o acesso a e-mails recebidos e enviados, otimizando o tempo por meio de relatórios.
Como ainda mais importante, os estudantes destacam o fato de que os documentos e dados não serão perdidos, ficando seguros e salvos no programa.
Rosana explicou que a ideia é que “a pessoa tenha criatividade e transforme-a em inovação, até conseguir virar um negócio”.
Isso poderia ser feito por meio de duas ferramentas: o “Canvas”, que é um modelo de negócio que auxilia na criação, e o “Pitch”, que é a elaboração de uma apresentação em vídeo de poucos minutos em que a pessoa coloca informações essenciais para atrair a outra parte (cliente ou investidor).