Instituto CCR celebra o Dia Nacional do Livro com uma ‘viagem literária’

Da redação

O Instituto CCR desenvolveu um “mapa literário” com sugestões de livros infantis brasileiros para divertir as crianças, em casa ou na escola, em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro).

Para o instituto, com as restrições impostas pelo isolamento social, celebrar a data por meio de passatempos literários “não serve apenas como lazer, mas como uma forma de fazer com que crianças e adultos viajem para novos ambientes sem precisar sair”.

“Por isso, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, propõe uma ‘caça ao tesouro’, com cinco enigmas para desvendar tesouros literários do Brasil, passando por cinco estados, e, a cada livro, uma nova experiência será descoberta”, ressalta a assessoria de comunicação do instituto.

Para começar, basta ir ao site http://www.caminhosparaacidadania.com.br/area-do-professor/sugestoes-de-atividades/dia-nacional-do-livro-110203.

“A nossa ideia é mostrar às crianças obras de autores contemporâneos Brasil adentro. São indicações que irão ampliar o conhecimento sobre a história literária de diversos locais do nosso país”, esclarece Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania.

A assessoria ainda destaca que, estando em casa, com os pais ou na escola, com os professores, “atividades lúdicas que incentivem as crianças a ler não são apenas um passatempo divertido. Elas também ajudam a melhorar a escrita e ampliar o vocabulário, além de estimular a criatividade”.

Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Até 2019, foi direcionado aos alunos do 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu as atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o programa iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos.

Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral no www.caminhosparaacidadania.com.br.