Inscrições via internet para 2º Ciclo da Gestão Cultural estão disponíveis

781
Atividades previstas no Ciclo da Gestão Cultural têm vagas limitadas (foto: AI Prefeitura)

Já estão disponíveis as inscrições para o 2º Ciclo da Gestão Cultural. As matrículas são gratuitas e devem ser feitas via internet. A atividade acontecerá no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, no dia 20 de julho, um sábado.

É o segundo ano em que o equipamento cultural, em parceria com oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pelo Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), recebe o evento.

O Ciclo da Gestão Cultural integra atividades de mentoria, políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais.

A programação prevê, das 9h às 10h, a realização da palestra “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais”, ministrada por Daniele Torres.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “um dos principais desafios na economia da cultura é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas artísticas e culturais potentes a uma visão de negócios adequada”.

Com isso, Daniele deverá discutir “quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual”.

Na sequência, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, Inti Queiroz será a responsável pelo workshop “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura”.

Segundo a assessoria de comunicação do Executivo, o workshop tem o intuito de “levar as pessoas a refletirem sobre o atual contexto da cultura no estado e em todo o país, por meio da abordagem de um amplo panorama, apresentando histórico, perspectivas, programas, leis de incentivo, editais e tendências sobre políticas culturais estruturantes”.

Os interessados em participar da palestra e do workshop devem se inscrever, até o dia 17 de julho, uma quarta-feira, pelo site: https://bit.ly/2JAxgMO. São somente 30 vagas.

Ainda no dia 20 de julho, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, haverá a “Mentoria de Projetos Culturais”, ministrada por Daniele.

Segundo a assessoria, “a partir da imersão no projeto do realizador cultural selecionado, a mentoria possui o objetivo de analisar as principais questões que impactam o negócio criativo”.

Ainda conforme a assessoria, “a mentoria analisará a demanda ou oportunidade que justifica a ação, a proposta de valor e o público-alvo, oferecendo soluções práticas e buscando identificar produtos e serviços que possam trazer maior sustentabilidade para a ação”.

Para a mentoria, existem apenas cinco vagas, e as inscrições devem ser feitas até este domingo, 30, pelo site:  https://bit.ly/2JkpjMo. Por conta da quantidade de vagas, a seleção dos participantes será feita mediante análise das fichas de inscrição.

Daniele é pós-graduada em história da arte, gestão da cultura e comunicação empresarial. A palestrante possui mais de 20 anos de carreira, e já atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais.

Ela ainda é especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, e também foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES.

Responsável pelo workshop, Inti é linguista, filóloga e produtora cultural. É doutora e mestre em letras pela USP (Universidade de São Paulo), com pesquisa sobre as políticas culturais brasileiras contemporâneas.

Além de docente dos cursos de gestão cultural da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Inti ministra cursos livres na Escola Cultura e Mercado e nas unidades do Sesc São Paulo.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, a oportunidade de o equipamento cultural receber o evento pelo segundo ano consecutivo “é de extrema importância para trabalhar com a formação da profissão: artista”.

Conforme Vianna, o ciclo permite que os amantes das artes possam ter um direcionamento de como desenvolver e formalizar um projeto ou trabalho artístico, de forma profissional.

“É uma forma que estamos encontrando, ao receber esse ciclo, de auxiliar os grupos de artistas tatuianos, possibilitando que eles se profissionalizem”, completou o diretor.

O museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.