Inscrições para vestibulinho 2016 do Senai vão até a próxima terça





O Centro de Formação Profissional de Tatuí “José Ferreira Coelho” recebe, até terça-feira, 12, inscrições para o vestibulinho 2016. A instituição, fruto de parceria entre o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Prefeitura de Tatuí e a Fundação “Manoel Guedes”, oferece 32 vagas nos cursos de mecânica e elétrica geral. São 16 vagas por curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-2056.

Os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos, tendo concluído ou estar cursando o ensino médio. A prioridade no preenchimento das vagas foi dada às empresas conveniadas, segundo a gestora do Centro de Formação, Sandra Bertrami.

“A partir desse convênio, parte das vagas é direcionada aos filhos dos funcionários que já trabalham em algumas dessas empresas. Mas, não basta a indicação: os candidatos precisavam, também, ser aprovados nas provas que foram realizadas no final de 2015 e outras que ainda acontecerão em 2016”, informou.

Os candidatos passarão por uma prova, realizada no domingo, 19, às 9h, na Fundação “Manoel Guedes”, que fica que fica na rua Rui Barbosa, 601, bairro Valinho.

Os cursos têm duração de 900 horas, aproximadamente um ano. O foco é atender à demanda do cumprimento de cotas de programa “Jovem Aprendiz” nas empresas de Tatuí e região. Na capacitação, o aluno tem acesso a aulas práticas e teóricas, além de desenvolver tarefas relacionadas ao cotidiano e ao ambiente de trabalho.

“Além do aprendizado no manuseio da máquina, do conteúdo do curso, o aluno tem a vivência de trabalho em equipe e como se portar dentro da empresa, além de saber sobre segurança de trabalho”, afirmou.

De acordo com a gestora, os alunos do Centro de Formação Profissional/Senai se destacam pela “formação sólida”, reconhecida pelas indústrias.

“O profissional aprende a trabalhar com qualidade. A gente ensina que eles não devem trabalhar como robôs, eles precisam trabalhar de forma humanizada e eficiente”.

No curso de mecânica geral, o jovem aprende a projetar e confeccionar peças para máquinas e automóveis. O profissional também fica habilitado a projetar peças que já tiveram a fabricação encerrada, para reposição.

Os alunos são ensinados a trabalhar em tornos, fresadoras, serra de fita, esmeril, além do manuseio de ferramentas. O salário médio de um mecânico industrial é de aproximadamente R$ 3.000.

No curso de elétrica geral, o aluno aprende a fazer manutenção em máquinas e painéis industriais, desenvolve conhecimento em interpretação de diagrama e plantas elétricas.

O jovem também é capacitado em aulas de informática, nas quais aprende a montar projetos elétricos em softwares, como o “CAD Eletrical”. O curso é formado por aulas teóricas, práticas e de complementação do ensino médio. O piso salarial de um eletricista industrial é de cerca de R$ 2.500.

“São duas áreas que pagam muito bem aos profissionais. O eletricista industrial é bastante procurado, pois o mercado de trabalho carece de profissionais para a manutenção e montagem de máquinas industriais”, afirmou o professor de eletroeletrônica e automação industrial Sérgio Donizete Mendes.

Sandra destacou que o momento é bom para se capacitar, pois vai aumentar as chances de o jovem entrar no mercado de trabalho, apesar da crise econômica. “A indústria não está bem por causa da crise, mas os jovens precisam estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, ressaltou.

O Centro de Formação Profissional/Senai está em Tatuí desde outubro de 2014. Depois de diversos cursos livres, de restauração e preservação de prédios históricos e inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, em maio do ano passado, foram abertas as inscrições para os primeiros cursos regulares.