Alunos da rede estadual de ensino têm até este sábado, 8, para se inscrever a curso online de espanhol oferecido pelo governo do Estado de São Paulo. As aulas são gratuitas e têm início no dia 24 deste mês.
Para se candidatar é preciso estar cursando os anos finais do ensino fundamental, do ensino médio ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
No total, a Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universia Brasil, está oferecendo 12,5 mil vagas. As inscrições devem ser feitas no portal da pasta estadual (www.educacao.sp.gov.br). As matrículas serão realizadas por ordem de inscrição.
As aulas virtuais são compostas por dez módulos e serão acessadas pela Evesp (Escola Virtual de Programas de Aprendizagem) da Secretaria, na plataforma da Universia Brasil.
O aluno avança para o próximo módulo quando atingir 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. A carga horária é de 60 horas e o conteúdo pode ser acessado em qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola, programa de inclusão digital da secretaria estadual.
“As aulas de idioma oferecidas são mais uma oportunidade de aprendizado que também auxilia na formação para o mercado de trabalho. Os cursos online são de qualidade e ainda podem ser encaixados na rotina dos nossos estudantes”, disse o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, em nota à imprensa.
Além dos cursos de espanhol online, a pasta estadual oferece o idioma nos CELs (Centros de Estudo de Línguas) da rede. Nas escolas regulares, a oferta das aulas é feita de acordo com a demanda.
Conforme a secretaria, nos 224 CELs existentes na rede estadual, são oferecidos sete idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim e japonês.