Arquivo O Progresso (AC Prefeitura)
Trabalhos de 32 mulheres podem ser vistos na Sala de Exposições Temporárias do museu neste sábado
Estão abertas as inscrições para oficina “Luz, Câmera e Educação” a ser realizada no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, por meio do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). A atividade acontece em agosto, abrangendo as etapas de criação de curta-metragem e sendo ministrada por Anderson Lima.
Os interessados devem ter idade a partir de 14 anos e procurar o museu, à praça Manoel Guedes, 98, no centro, para se inscrever. Quem estiver impossibilitado de comparecer ao espaço, pode fazer a inscrição por meio de telefone ou de e-mail. Os contatos são 3251-6586 e mhpstatui@gmail.com.
Via telefone ou correio eletrônico, os interessados devem repassar informações pessoais, como: nome e telefone. Com base nos dados, a equipe do museu entrará em contato com os inscritos uma semana antes do evento.
A oficina acontecerá no dia 20, das 14h às 16h, no próprio museu. Ela será aberta a 20 pessoas envolvidas diretamente na concepção e produção de um curta-metragem.
Conforme o programa, os participantes “desfrutarão de um contato direto com os equipamentos de um filme”. Eles também farão parte, efetivamente, de todos os processos de criação. As etapas incluem criação de roteiro e a exibição.
O oficineiro é diretor, roteirista e professor de filosofia para crianças em escolas regulares. Idealizador da Caixa Preta Filmes, produtora que dedica grande parte de suas produções à temática infantil. Em 2012, produziu e dirigiu a primeira temporada da “websérie” Hora do Recreio, protagonizada apenas por crianças.
Já dirigiu 12 curtas metragens, sendo premiado, em alguns deles, em festivais pelo Brasil.
Lima vem a Tatuí por meio do “Ponto MIS”, parceria entre o MHPS e o MIS. O programa de circulação e difusão audiovisual visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Por meio de parcerias, o MIS cria pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado de São Paulo.
Dentro desse processo de cooperação, o MIS entra com a programação e o material de divulgação. As cidades participantes complementam a parceria oferecendo infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação).
Mensalmente, o MIS envia um programa de filmes diferente para ser exibido. Na maior parte das vezes, ele é composto por um curta e um longa-metragem.
Acompanham os filmes, uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Em material de divulgação, o MIS destaca a importância do programa para democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de plateias, difusão de filmes e o estímulo à produção local.
32 mulheres
Também em agosto, o MHPS encerra a mostra “À Flor da Pele”, com curadoria de Altina Felício. A visitação é gratuita e acontece até este sábado, 3, na Sala de Exposições Temporárias.
A exposição reúne trabalhos produzidos por 32 mulheres, residentes em diferentes pontos do Estado. Nas obras, elas utilizaram técnicas variadas e incluíram textos relacionados ao tema. O material explicita a visão de cada uma sobre o assunto e consiste num “diálogo que completa o sentido do trabalho”.
Exposta em Tatuí, a mostra já havia sido vista na capital e, neste mês, recebeu análise do crítico de arte Enock Sacramento. Conforme citou ele, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, os trabalhos mostram variedade criativa.
De acordo com ele, a multiplicidade confere à mostra “uma dimensão mais instigante e misteriosa”. “Todas as expositoras estão de alma exposta, falando de si com ampla liberdade”, afirmou em nota enviada à imprensa. Sacramento destacou, também, que as obras trazem identidade com Clarice Lispector.
A exposição segue em cartaz nos horários de funcionamento do museu. O espaço abre de terça a sexta-feira das 8h30 às 18h30, e aos sábados e domingos das 9h às 17h. Aos finais de semana e feriados, o funcionamento é das 9h às 18h. Escolas devem realizar agendamento prévio, para visitas monitoradas.