Iniciada preparação aos Jogos Regionais

594
Reunião tratou sobre planejamento e logística das equipes presentes no Jogos Regionais de 2019 (foto: AI Prefeitura)

Na terça-feira, 28 de maio, o Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, reuniu-se no Centro Cultural para tratar sobre o planejamento e logística das equipes locais que participarão do 63º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Neste ano, a competição acontecerá de 3 a 13 de julho, em Sorocaba. Tatuí participará dos Jogos Regionais com uma delegação de, aproximadamente, 270 integrantes, entre atletas e comissão técnica.

O município disputará as modalidades de: atletismo masculino, feminino e ACD (atletas com deficiência); basquete masculino sub-20; bocha; capoeira masculino e feminino; damas; futebol masculino sub-20; futsal masculino; judô masculino e feminino; caratê masculino e feminino; malha masculino; tênis masculino e feminino; vôlei de praia feminino; voleibol masculino e feminino; e xadrez masculino.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a previsão é de que cerca de 7.500 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoio, de mais de 50 municípios, participem desta edição dos Jogos Regionais.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a delegação tatuiana está entre as cidades com o maior número de representantes.

Acreditando no potencial de todas as equipes do município, o secretário destacou a presença de diversos ACDs nas modalidades de atletismo.

Em novembro do ano passado, o município participou do 82º Jogos Abertos do Interior Paulista “Horácio Baby Barioni”, em São Carlos, com mais de 50 atletas.

Na oportunidade, as tatuianas de atletismo feminino ACD, Mariana de Oliveira Santos, com uma medalha de prata, e Fernanda Rodrigues Machado, com dois bronzes, foram as responsáveis pelas únicas três medalhas conquistadas pela cidade.

“É uma modalidade de grande destaque. Conta com um trabalho muito bem desenvolvido e traz um grande retorno com a conquista de várias medalhas”, apontou Sinisgalli.

Conforme o secretário, a reunião serviu para definir o planejamento em relação ao alojamento, alimentação e deslocamento para ginásios e sedes das disputas. Os atletas tatuianos ficarão alojados em uma escola em Sorocaba.

Sinisgalli afirma que a delegação inteira não ficará alojada na escola ao mesmo tempo, já que há modalidades que se estendem durante todo o período dos Jogos Regionais, enquanto há esportes disputados e finalizados antes do início de competição de outras modalidades.

Ele assegura que a organização do evento apenas cede o local para a delegação ficar alojada e que a montagem tem de ser feita por cada prefeitura. Para isso, uma equipe elétrica deve ir a Sorocaba dois dias antes da delegação para preparar o local.

Conforme Sinisgalli, após a reunião, o departamento consegue elaborar levantamento de acordo com o número de integrantes para fazer um pedido de compra de alimentos a serem levados ao alojamento, além de “emprestar” uma cozinheira à a delegação.

“Fazemos um estudo bastante complexo, afinal, estamos responsáveis por mais de 270 pessoas e não pode faltar nada para nenhuma delas”, garantiu Sinisgalli.

Em 2018, Tatuí, em conjunto com as cidades de Cerquilho e Boituva, voltou a sediar os Jogos Regionais após 42 anos, o que havia ocorrido em 1976.

No ano passado, a delegação local contou com 370 atletas, divididos nas modalidades: atletismo e atletismo ACD, basquete masculino, handebol, bocha, capoeira, mountain bike, dama, futebol masculino e feminino de campo, futsal masculino e feminino, judô, caratê, malha, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol masculino e feminino, vôlei de praia e xadrez.

Após o encerramento das disputas, Tatuí conquistou o título de três modalidades: além do voleibol masculino, a cidade foi campeã nas categorias femininas de capoeira e judô.

Assim como a equipe feminina de voleibol, o judô e o vôlei de praia nas categorias masculinas conquistaram o vice-campeonato de suas modalidades.

A capoeira masculina, tênis feminino e damas livre também conseguiram destaque ao alcançarem a terceira posição geral de suas respectivas categorias.

Apesar de não alcançar o pódio, a cidade obteve o quarto lugar nas categorias: tênis masculino e futsal feminino e quinto lugar com o futsal masculino, atletismo feminino, biribol e natação feminina ACD.

Na sexta posição, ficou o basquete masculino até 20 anos; em sétimo, o xadrez masculino; e em oitavo, a natação masculina ACD, atletismo feminino ACD e ciclismo feminino.

Com esses resultados, somados ao desempenho de outros atletas que representaram o município, Tatuí conquistou 102 pontos e concluiu a participação na quinta colocação geral do 62º Jogos Regionais.

Essa posição garantiu o melhor desempenho do município na história dos Jogos. Antes, as cidades eram separadas por divisões e Tatuí pertencia à segunda divisão, sem nunca ter conseguido ser promovida para a primeira.

Sorocaba, que conquistou 28 das 65 modalidades, somou 330 pontos e foi a cidade campeã da competição. Na sequência, aparecem Jundiaí, com 260 pontos, e Santana de Parnaíba, com 147, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Os Jogos Regionais de 2018 tiveram 54 municípios participantes e um total de 5.411 atletas, sendo 3.467 homens e 1.944 mulheres. Ainda, tiveram 364 dirigentes, 248 pessoas na arbitragem e mais 50 responsáveis pelos comitês dirigentes, totalizando 6.073 pessoas diretamente envolvidas nas competições.

Na época, o diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, afirmou que “a oportunidade de realizar o evento foi uma boa experiência e serviu para acrescentar à história da cidade”. Ele ainda mostrou satisfação com os resultados.

“O desempenho foi muito gratificante, pois via o empenho e trabalhos realizados pelos responsáveis de cada modalidade. Mas, o quinto lugar foi uma posição até inesperada. As cidades que terminaram melhores classificadas já têm trabalhos com categorias de base dos esportes, anos à nossa frente”, declarou.

A cidade foi responsável por sediar, com exclusividade, o atletismo na pista municipal, a natação nas dependências do Clube de Campo e o mountain bike no Centro Hípico de Tatuí.

Também recebeu partidas de futebol, futsal, vôlei e handebol, no Clube de Campo, Associação Atlética XI de Agosto, Sesi, Clube do Sindicato dos Metalúrgicos e no estádio “Menotti de Campos”.