A Prefeitura realizou, na tarde de segunda-feira, 7, solenidade para inaugurar a ampliação da creche municipal “Professor Mario Araújo Junior”, localizada na vila Angélica.
Duas novas salas de aula foram construídas, além da cobertura da parte externa, sistema de drenagem e parque de diversões. Os serviços foram realizados pela construtora Panobra Engenharia.
Estiveram presentes a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva; Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira, secretária da Educação; Alexandre Grandino Teles, representando a Câmara Municipal; e os secretários Jerônimo Fernando Dias Simão, da Saúde; Célio José Valdrighi, da Agricultura e Meio Ambiente; e Marco Luís Rezende, de Obras e Infraestrutura.
O evento também contou com a presença de servidores da Prefeitura, professores, pais e alunos da unidade escolar, que acompanharam o descerramento da placa marcando a conclusão das obras.
“No ano passado, quando chegamos a esta creche, eu fiquei com vontade de chorar. As duas salas, no meio de um lado, deterioradas pela chuva; tinha uma árvore que derrubava todas as folhas no pátio. A obra estava abandonada, as portas, novas e sem uso, destruídas”, comentou Marisa.
A secretária defendeu ser de extrema importância a conclusão da ampliação e lembrou que as novas salas abrigarão os alunos da pré-escola, “aumentando os espaços pedagógicos e dando todo o conforto necessário”.
Ainda argumentou que “os estudantes terão ambiente educativo da melhor qualidade”. As salas utilizadas pelos alunos antes da ampliação serão usadas como brinquedoteca e de lousa digital.
“Quero cumprimentar toda a equipe desta unidade, que realizou aqui um bom trabalho, sempre atendendo, a todos, com muito carinho. Estamos fazendo de tudo para melhorar a nossa Educação”, declarou Maria José em discurso.
“Já realizamos a mudança do cardápio da merenda, compramos novos equipamentos de lazer e esporte, entregamos o material escolar e começamos a entregar os uniformes”, acrescentou a prefeita.
A unidade é a maior da rede municipal de ensino, recebendo 256 crianças, de zero a cinco anos, em período superior às oito horas. Marisa informou que outras obras estão em andamento, as quais, sustentou, “auxiliarão na melhora da qualidade de ensino oferecido pela Prefeitura”.
“No bairro Santa Cruz, temos a construção de uma creche, com 30% de obra executada; uma quadra de esportes, que será inaugurada no São Cristovão; e uma quadra coberta e vestiários, no Santa Rita. São todas obras que pegamos paralisadas do governo anterior”, disse Marisa.
Segundo a secretária, a Prefeitura aguarda liberação de recursos, do governo federal, para andamento de uma creche no bairro São Marino. As unidades irão auxiliar na diminuição da demanda existente por vagas em creches no município para alunos de zero a três anos.
“Nós não temos fora da escola nenhum aluno de quatro a cinco anos, que é o que preconiza a ‘meta um’ do Plano Nacional da Educação, nós já universalizamos. Desses alunos, 60% são atendidos em período integral”, ressaltou.
Marisa comentou que a secretaria está procurando readequar os espaços das unidades escolares para que atendam ao maior número possível de alunos. Também informou que os pais com filhos de zero a três anos aguardam a abertura de vagas para serem atendidos.
Falando sobre a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades escolares, Marisa explicou que o processo licitatório segue em andamento. Uma das empresas concorrentes apresentou questionamentos, no Tribunal de Contas, e a municipalidade aguarda a resposta para dar andamento à licitação.
Na semana passada, a secretaria da Educação iniciou a entrega dos uniformes escolares em todas as unidades municipais. Mais de 13 mil peças foram distribuídas.
No início da próxima semana, 55 mil peças serão entregues, e, até o final do mês de maio, será realizada a entrega dos uniformes de inverno, com mais de 28 mil peças.
“Cada aluno vai receber, no uniforme de verão, três camisetas, duas bermudas, para os meninos, e shorts-saia, para as meninas. E o de inferno terá jaqueta forrada e com capuz, além da calça”, anunciou a secretária.
Marisa anunciou o início, na próxima semana, de um monitoramento do Plano Municipal da Educação e a realização de cursos para formação dos professores ingressantes, com carga de 180 horas.
“Professor tem que ser capacitado”, comentou, observando a existência de educadores recém-formados em faculdades, de outros com experiência em sala e, ainda, daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de lecionar. “É um curso bem interessante para o professor”, concluiu.