HAC de Jaú promove campanha para comprar respiradores para nova UTI

Hospital do câncer atende mais de 360 pacientes tatuianos; ação é virtual

Hospital “Amaral Carvalho” em Jaú, que recebe mais de 360 pacientes de Tatuí (Foto: Divulgação HAC)
Da reportagem

O Hospital “Amaral Carvalho”, de Jaú (SP), está realizando campanha virtual para arrecadar recursos destinados à compra de respiradores. Os equipamentos servirão à nova UTI pediátrica da unidade hospitalar.

De acordo com o HAC, o novo espaço está em fase final de construção e terá dez leitos para cuidados intensivos das crianças internadas para tratamento de câncer, sendo locais preparados para isolamento com ar filtrado “Hepa”, para crianças que acabaram de passar por transplante de medula óssea.

O custo da obra é de cerca de R$ 1 milhão. Conforme o HAC, a unidade conseguiu arrecadar o recurso via Condeca (Conselho da Criança e do Adolescente), por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas com vistas à dedução do Imposto de Renda. Entretanto, o dinheiro foi insuficiente para equipar os leitos.

Parte dos equipamentos deve ser adquirida com recursos próprios da Fundação “Amaral Carvalho”, contudo, a entidade pede ajuda da comunidade para a compra de 11 respiradores. Segundo a fundação, não será possível inaugurar a UTI sem esses aparelhos.

“Através de grande esforço e engajamento da comunidade e da Fundação ‘Amaral Carvalho’, conseguimos realizar um sonho antigo e construir a UTI pediátrica nas instalações do HAC”, divulgou o hospital.

“Essa conquista dará às nossas crianças maior segurança e conforto no tratamento, evitando deslocamentos para outros hospitais e minimizando o risco de agravamento da doença”, acrescentou.

Para ajudar, basta entrar em contato com o departamento de captação de recursos, pelos telefones (14) 3602-1100, 3602-1103, 3602-1109, celulares (14) 99102-2788 ou 98129-8873, e-mail doacao@amaralcarvalho.org.br ou pela página https://amaralcarvalho.org.br/ajude-o-amaral/doacoes.

O “Hospital Amaral Carvalho” é uma entidade filantrópica que atende mais de 70 mil pacientes por ano (85% via SUS) e mantém uma das mais importantes pediatrias oncológicas do Brasil, contribuindo de forma incisiva na luta contra o câncer infantojuvenil no país.

A unidade conta com estrutura completa para o atendimento oncológico, com centro cirúrgico, centro de diagnósticos por imagem, quimioterapia, radioterapia, consultórios, centro de transplante de medula óssea e, em breve, a UTI pediátrica.

Construída em 2001, a pediatria é formada por duas alas distintas, sendo uma para internação de tratamento ambulatorial e outra para a internação de casos mais graves.

Entre as duas alas, para atender às necessidades geradas por casos mais complexos e longos períodos em tratamento, existe um grande espaço de convivência para uso dos pacientes e familiares.

Nesse espaço, são realizadas atividades que estimulam o desenvolvimento, a interação e o entretenimento das crianças através de shows de mágica, comemorações especiais, visitas dos voluntários “Remédicos do Riso” e apresentações teatrais, entre outras atividades.

“Uma das mais importantes conquistas foi a implementação da Classe Hospitalar, que garante a continuidade aos estudos de crianças e adolescentes, mesmo internados, e, agora, estamos dando um passo importante para nossas crianças com a UTI”, saliente o HAC.

A nova unidade contará com dez leitos (um isolamento), um posto de enfermagem e serviços, além de dois banheiros acessíveis. “Contamos com auxílio para a aquisição dos respiradores (ventilador pulmonar pediátrico). Sem este equipamento, a unidade não poderá funcionar”, conclui o HAC.

Somente no ano passado, o HAC atendeu 76.406 pacientes, número recorde para a instituição. O maior antes atingido fora o de 2019, com 73.997 pacientes, de 957 municípios, de todos os 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal.

Desses, 89,2% foram provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 73 mil, do estado de São Paulo.

De acordo com dados da Capec (Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer), mantida pela prefeitura de Tatuí em Jaú, sob a gestão da Litac (Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos), o HAC recebe pelo menos 360 pacientes locais para o tratamento com câncer.

Este é o número dos atendidos que usam os serviços da Capec, espaço que abriga os pacientes tatuianos e os acompanhantes deles durante o período de tratamento no HAC.

Na residência, os tatuianos que agendam pernoite e alimentação têm à disposição um lugar para descansar durante o tratamento e refeições básicas, como café da manhã, almoço e jantar.

Na região, somando os pacientes de Tatuí, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Iperó, Quadra e Torre de Pedra, nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022, o HAC atendeu 5.688 pessoas, realizando 61.107 atendimentos, 24.967 consultas e 2.609 cirurgias.

“É uma região com um número bastante expressivo em relação a outras regiões do estado de São Paulo, e que atuamos assim que os pacientes recebem um primeiro diagnóstico oncológico e são encaminhados para o início do tratamento”, informou a diretora de desenvolvimento em saúde Cristina Moro.

“Por ser um hospital de média e alta complexidades, o ‘Amaral Carvalho’ consegue oferecer aos pacientes do SUS várias abordagens terapêuticas, proporcionando maiores oportunidades de sucesso no tratamento”, apontou.

Ao longo de 107 anos, o HAC passou de maternidade e, depois, hospital geral para um dos principais hospitais especializados em oncologia do país, reconhecido pelo tratamento de excelência, além de referência internacional no transplante de medula óssea, procedimento indicado para alguns tipos de câncer.

O serviço, que já é considerado o mais numeroso em transplantes em todo o hemisfério Sul, alcançou em 2022 a importante marca de 4.000 procedimentos. Só no ano passado, foram 218, a maioria do tipo alogênico, considerado o mais complexo.

1 COMENTÁRIO

  1. Nao entendi porque o dinheiro hiper saúde nao foi comentado!!! So neste domingo serão sorteado 600 mil reais

Comentários estão fechados.