Habitação sorteia 158 imóveis do programa ‘Nossa Casa’ nesta quarta

Da redação

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), sorteia nesta quarta-feira, 29, a partir das 12h, mais 158 moradias para famílias de baixa renda em Tatuí.

O evento acontece na praça Antônio Prado, a Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi”. Para o sorteio, inscreveram-se 6.563 famílias de baixa renda, sendo 5.689 para a demanda geral, 529 deficientes, 325 idosos (maiores de 60 anos) e 20 policiais ou agentes penitenciários.

O sorteio deve contar com a presença de representantes da empresa e do secretário da Habitação do estado, Flávio Amary. As tratativas com o governo do estado de São Paulo, por meio da prefeita Maria José Vieira de Camargo, estão acontecendo desde 2018.

A companhia prevê a construção de um conjunto habitacional com dez torres de 16 apartamentos em cada uma delas em uma área da prefeitura de 17,4 mil metros quadrados, no bairro Inocoop, onde a CDHU investe cerca de R$ 15,7 milhões.

Conforme informado pela assessoria de imprensa da CDHU, só poderá participar do sorteio quem fez a inscrição pelo aplicativo Kaizala ou pelo site da CDHU entre 8 e 13 de janeiro deste ano.

Os critérios para concorrer a um dos imóveis são: morar ou trabalhar na cidade que receberá o empreendimento, não ter sido beneficiado por nenhum programa habitacional, ter o nome limpo, ou seja, sem nenhuma restrição de crédito para obter o financiamento ofertado pelas regras da Caixa Econômica Federal, e também não possuir pendência com a Receita Federal.

Os imóveis vão atender famílias com renda entre 1,5 e 5 salários mínimos. A Secretaria de Habitação concederá subsídios de até R﹩ 40 mil, conforme a renda das famílias. Será possível contar ainda com subsídios federais e utilizar o FGTS no financiamento habitacional. Desta forma, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

Os empreendimentos serão viabilizados pela modalidade “Nossa Casa”, que prevê, na primeira etapa, a construção de 11 mil moradias em 113 cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Nesta modalidade, os terrenos são ofertados pelos municípios e a construção das moradias é realizada com recursos da Caixa e da Secretaria da Habitação, por intermédio da Agência Casa Paulista. A CDHU já fez o credenciamento de empresas para a execução de 7.278 unidades da primeira etapa.

Os futuros moradores terão até 120 meses para quitarem o financiamento habitacional, e o valor das prestações será definido pela Caixa Econômica Federal conforme a renda familiar mensal.