Guia turí­stico





Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Turismo (“Comtur”), realizadas no início deste ano, foi observada a inexistência de um guia de turismo, cultura e gastronomia na “Cidade Ternura”.

Há sites que somam muitas dessas informações, mas não de maneira integral, com todos os estabelecimentos, inclusive, sendo divulgados gratuitamente.

Essa é a proposta de projeto lançado pelo jornal O Progresso, em parceria com o produtor cultural e colunista Jorge Rizek, que já deu início ao trabalho de produção do guia, a ser distribuído – também gratuitamente – a todos os assinantes do jornal, e, ainda, nos principais pontos de circulação do município.

No entanto, considerando-se o caráter real de apelo turístico – ou seja, especialmente voltado a quem não reside em Tatuí -, a publicação também será disponibilizada pela internet, com acesso por meio de “O Progresso Digital”.

Como conteúdo, o guia terá reportagens sobre os principais pontos turísticos da “Cidade Ternura” – título que denominará a publicação -, além de constar todos os bares, cafés e restaurantes, hospedagens, festas, eventos anuais e uma especial novidade: todos os produtores de doces, inclusive, os artesanais.

A listagem geral – gratuita – será composta no formato de classificados, aos quais serão acrescidas as publicidades com informações em detalhes sobre os estabelecimentos, além dos “publieditoriais” (conteúdo sobre as empresas e serviços no formato de reportagem) e dos anúncios tradicionais.

Será uma publicação exclusiva, formatada para servir, realmente, como um guia para os próprios tatuianos, mas, especialmente, para os eventuais turistas, que buscam informações sobre a cidade.

Aos interessados, o portal de O Progresso na internet (www.oprogressodetatui.com.br) já disponibiliza material de divulgação, no qual mais informações podem ser encontradas.

Até para viabilizar a participação dos empreendimentos de menor porte, tal como os produtores artesanais de doces, o guia vai priorizar um projeto também diferenciado, principalmente com relação às publicações especiais do jornal, que têm sido efetivadas no modelo de revista.

Para o guia, o projeto gráfico é configurado em formato de gibi e em papel jornal, embora todo colorido. Dessa forma, a proposta é tanto facilitar o manuseio quanto ampliar a possibilidade de anunciantes, com publicidades muito mais acessíveis.

Inicialmente, programa-se o lançamento da publicação para ocorrer em paralelo ao aniversário da cidade, em agosto, quando Tatuí estará comemorando 190 anos.

Como vem realizando há décadas, O Progresso procura, sempre, apresentar alguma novidade a seus leitores em agosto, além da tradicional edição especial. O guia, portanto, estará servindo a esse propósito.

Quanto à publicação tradicional, em 2016, o jornal optou por compor sua pauta com o necessário e sempre oportuno resgate da história e da cultura locais.

Contudo, desta vez, isso será feito “pelo olhar de quem muito a testemunhou”. Para tanto, todos os entrevistados, que lembrarão os fatos mais significativos entre as mais diversas áreas do município, são da terceira idade.

Assim, alguns deles foram expoentes na cultura, na educação, no esporte, no empreendedorismo e em tantas outras. O especial, portanto, será não apenas uma homenagem a Tatuí, mas aos próprios entrevistados, cujas trajetórias pessoais muito e bem se confundem com a história da Cidade Ternura.