Guia turístico integrado ao Natal em Tatuí

Já distante dos efeitos dramáticos causados pela pandemia também no turismo – praticamente extinto nos anos de 2020 e 2021 -, o Natal em Tatuí apresentou significativa retomada no ano passado e, de momento, consolida-se como mais um atrativo local.

A ideia de implementar o “Espaço do Doce” junto às principais atrações, concentradas no Jardim da Santa, foi muito oportuna e reforça, naturalmente, a promoção da cidade como a Terra dos Doces Caseiros.

A novidade soma-se em atrativo às apresentações musicais, cuja programação, corretamente, é priorizada, acentuando-se o maior título do município, o de Capital da Música.

Pontuar outras regiões com demais eventos, sempre relacionados aos atributos inerentes à cidade, também tem sido outra tendência bem-sucedida, com perspectiva de crescimento, portanto.

Por sua vez, Tatuí ainda é conhecida como “Cidade Ternura”, uma grife, a bem da verdade, ainda muito pouco explorada, merecendo figurar o foco de mais ideias no futuro, especialmente na área turística.

Não por acaso, portanto, essa “grife”, que nasceu justamente das páginas do jornal O Progresso, denomina o guia turístico de Tatuí “Cidade Ternura”, atualmente em versão impressa e digital (www.tatuicidadeternura.com.br).

Com o mesmo objetivo planejado, de potencializar o turismo local – e mesmo de seguir estimulando os próprios tatuianos a acreditarem no potencial de sua cidade -, o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura está novamente integrado à programação de final de ano.

Neste momento, teve novo lote de sua versão impressa disponibilizado à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

O guia tem distribuição gratuita junto ao “Natal Encantado”, cuja expectativa de público gira em torno dos 100 mil, entre os próprios tatuianos e, claro, visitantes.

O público esperado representa quase o triplo do ano retrasado, quando cerca de 35 mil pessoas circularam pelas atrações dos eventos de fim de ano.

O material, sobretudo, sustenta seu propósito maior de divulgar os atrativos locais, assim como de toda a opção tatuiana em gastronomia e hospedagem.

O momento é mais que oportuno a uma nova redistribuição do guia, aliás, não só para as pretensões locais de desenvolvimento no setor, mas também para os interesses dos anunciantes da publicação, que passam a ter seus produtos, negócios e serviços divulgados em meio a mais um grande evento em Tatuí, com fluxo real de visitantes.

Lançado em 2016, o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura teve o “relançamento” na oitava edição da Feira do Doce, em julho do ano passado.

A retomada da publicação aconteceu depois de dois anos de interrupção em virtude da pandemia de Covid-19, tal como ocorreu com grande parte dos produtos e serviços relacionados a turismo.

Em simultâneo à feira, novamente em 2023, foram encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Na sequência, a Empresa de Comunicação “Tatuí Cidade Ternura”, que passou a ser responsável pela publicação em 2018, levou o guia gratuitamente a todos os assinantes do jornal O Progresso como encarte na edição especial de aniversário da cidade, dia 11 de agosto.

Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira vez, uma espécie de “inventário” de todas as informações relacionadas ao setor, o guia destaca os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, a agenda anual de eventos municipais e as principais opções de gastronomia na cidade.

Com pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens, também atualizadas.

O guia “Cidade Ternura” está dividido em capítulos. No primeiro, consta o calendário cultural e turístico do município, com informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e, mais recentemente, os gastronômicos.

Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos tatuianos: “Terra dos Doces Caseiros”, “Capital da Música” e “Cidade Ternura” – este último, com origem em artigo publicado pelo jornalista Osmar Pimentel no jornal O Progresso, em 14 de outubro de 1934.

Igualmente importante, a figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal está presente na publicação. Principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.

Na sequência, o guia apresenta as atrações turísticas. São dezenas de páginas contendo informações diversas, entre as quais, várias novidades, como a “Caminhada da Fé”, a elevação da Igreja Matriz a basílica menor, o “Mural em Mosaico” à beira do ribeirão do Manduca, o “Portal da Cidade”, a “Rota Cervejeira” e o paço municipal.

Abrangendo todas as categorias de bares e restaurantes, a seção dos classificados engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção.

Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação extrapola o caráter primário de informações básicas dos guias comuns, que mais assemelham-se a listas telefônicas com propaganda.

Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia.

Finalmente, sendo o Natal marcado pelo sentimento de esperança, valem os votos de que, em futuro breve, Tatuí venha a ganhar mais um título: o de estância, há tempo desejado. Para isso, porém, não adiantaria enviar cartinhas a Papai Noel, é preciso trabalhar muito e bem!