Da redação
A edição 2022 do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” chega às mãos do público com novidades. Além de indicações “frescas” de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes, o material traz imagens atualizadas dos pontos turísticos locais clicadas sob o “olhar único” do tatuiano Giorge de Santi.
O trabalho é a mais nova colaboração do artista junto ao bissemanário que completa, em julho, cem anos de jornalismo ininterruptos. Giorge já produziu para O Progresso de Tatuí inúmeras fotorreportagens, além de coberturas sociais e culturais.
Também colaborou com a produção do caderno de 90 anos do bissemanário e com edições de aniversário da cidade, como a “Tatuí na Visão do Artista”, de 2013, a qual ainda trazia ilustrações de Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob.
Fotógrafo desde 1990, Giorge é formado pela EPA (Escola Panamericana de Artes), em São Paulo, e um dos mais reconhecidos profissionais da área na cidade. Durante a carreira, atuou como assistente de grandes nomes do meio fotográfico nacional, como J. R. Duran, Miro, Ricardo Van Steen, Du Ribeiro e Márcio Scavone.
No currículo, tem cursos de direção de fotografia e roteiros, pelo Sesc (Serviço Social da Comunidade); de documentação e pesquisa, com Sebastião Ribeiro Salgado, da ECA (Escola de Comunicações e Artes), da USP (Universidade de São Paulo); além de trabalhos concorrentes para empresas como Dzarm e Capricho.
Em 1996, realizou a mostra “Erotismo na Arte”, na Galeria Nara Roesler, no Jardim Europa, em São Paulo. Em seguida, em 1997, assinou a exposição “A Sensualidade em Foco”, no extinto Bar 5meia7, em Tatuí. No ano seguinte, 1998, participou de formação de direção de personagem com Antunes Filho.
Na capital, desenvolveu trabalhos de referência. Entre eles, a ocupação artística “Ocupa015 – Doc. Casa Amarela Quilombo Afroguarany: A Arte, A Política e O Social, Mídias Móveis em Espaço Público”, em agosto de 2016.
Dois anos depois, integrou o livro “O Brasil Visto pelos Brasileiros”, de Diva Pavesi, como fotógrafo convidado – obra exposta na 25ª Bienal Internacional do Livro.
Desde junho de 2019, Giorge é embaixador de artes, por título concedido pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. Ele obteve a honraria junto com menção honrosa pelo conjunto de obras em 30 anos de profissão.
Em dezembro do mesmo ano, participou do 1º Salão Internacional de Arte e Literatura. Ele integrou vernissage realizada pela Divine Académie, nas instalações do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Há sete anos, acompanha e contempla o movimento cultural como artista residente da Casa Amarela Quilombo Afroguarany, “com olhar crítico e com a responsabilidade de registrar o fato, trazendo a história que aponta para o futuro em imagens”.
As fotos da ocupação fizeram parte de exposição em 2019, intitulada “Quilombo Vivo”, aberta na Linha Amarela do metrô da cidade de São Paulo. O trabalho rendeu ainda outra mostra em 2021, na própria Casa Amarela, tombada e reconhecida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Giorge, além de ser artista multidisciplinar, faz parte da equipe de zeladoria artística do quilombo, sob os cuidados técnicos de Toninho Serasa.
É conhecido por fazer “mais do que registrar imagens para a posteridade”. Giorge busca “captar o sentimento, atitudes e emoção por meio de estilo peculiar”.
Os trabalhos dele vão da publicidade aos editoriais de eventos, e do fotojornalismo ao registro arquitetônico. É essa especialidade que poderá ser vista na mais nova edição do guia turístico. O material tem lançamento programado para a Feira do Doce, que acontece entre 7 e 10 do próximo mês de julho.
Para este trabalho, Giorge percorreu os principais atrativos da cidade, registrando espaços, como a Basílica de Nossa Senhora da Conceição, o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) e as praças centrais.
Esses e outros espaços estão revisitados no Guia Turístico “Tatuí Cidade Ternura” deste ano. O material é considerado completo pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli. De acordo com ele, o guia é um dos materiais mais usados para divulgar os atrativos do município.
Segundo o secretário, a publicação “serve de referência por apresentar tudo que o turista precisa saber”. A quinta edição será distribuída em lotes, com o primeiro entregue à pasta municipal a tempo de ser utilizado na divulgação do município durante a feira. Uma segunda remessa é destinada aos órgãos turísticos.
Para o secretário, o impresso é extremamente importante, pois auxilia os turistas a conhecerem a cidade para além dos pontos turísticos. Durante a feira, o guia “Tatuí Cidade Ternura” fica disposto em estande, à disposição dos turistas.
Conforme o secretário, a publicação costuma ser distribuída a autoridades e artistas que passam pela cidade, aos turistas que procuram o órgão em busca de informações sobre o município, em feiras, eventos estaduais, nacionais e, ainda, aos motoristas de Uber, também tidos como “guias turísticos da cidade”.
Desde a primeira edição, que circulou em 2016, Sinisgalli ressaltou que o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos.
O material também costuma ser empregado em ações promovidas pelo projeto Raízes do Interior Paulista, um arranjo entre municípios da região.
No exemplar, há parte da história da cidade, os pontos turísticos, uma lista variada de hotéis e restaurantes e, ainda, a programação cultural oferecida.
O guia também é distribuído como encarte especial, gratuitamente, para os assinantes do jornal. Em simultâneo, são encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo).