Guia “Tatuí Cidade Ternura” finaliza edição impressa para o lançamento

Interessados devem fazer inscrição gratuita pela internet até o fim do mês

Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” chega à 6ª edição neste ano
Da reportagem

O Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” – que já conta com portal online e cinco edições impressas pelo jornal O Progresso de Tatuí – está finalizando, nesta semana, a sua 6ª edição impressa, para o lançamento que ocorrerá em julho.

O cadastro dos estabelecimentos do setor turístico interessados em figurar na edição 2023/2024, devem ser realizados até a próxima sexta-feira, 2 de junho. Proprietários de estabelecimentos recém-inaugurados, ou que ainda não constam no inventário turístico do município, podem se inscrever gratuitamente pelo https://mla.bs/03915e92, fornecendo apenas nome da empresa, endereço, telefone e e-mail.

As versões digital (www.tatuicidadeternura.com.br) e impressa do guia trazem os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade.

O semanário distribuirá a publicação como encarte especial, gratuitamente, para os assinantes e, ainda, dentro dos exemplares do jornal nos pontos de venda avulsa, como as bancas de revista. O lançamento oficial deve ocorrer durante a 9ª Feira do Doce, que acontece entre os dias 6 e 9 de julho, na Praça da Matriz.

A publicação chega à sexta edição neste ano trazendo novidades na versão 2023/2024. Apesar de atualizado, mantém o objetivo de apresentar pautas elaboradas a partir de informações interessantes tanto a tatuianos quanto para turistas.

O guia chama para as festas, eventos, destaca as tradições locais e enumera, em detalhes, as atrações turísticas do município. Os assuntos, divididos em capítulos, são apresentados em pequenas reportagens, todas com conteúdo e imagens atualizados.

No primeiro bloco, consta o calendário cultural e turístico do município, no qual estão listadas as atividades culturais e gastronômicas por meses do ano.

As atrações começam em fevereiro e seguem até dezembro, com informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e outras atrações.

Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos tatuianos: Capital da Música, Cidade Ternura e, mais recentemente, Terra dos Doces Caseiros.

A figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal também está presente na publicação. Tido como principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.

Na sequência, o guia apresenta as atrações turísticas. São dezenas de páginas contendo informações diversas, entre as quais, sobre a capela de São João do Bemfica (marco inicial da cidade), o Centro Hípico de Tatuí, o Conservatório, a estação ferroviária e as antigas fábricas de fiação.

Também estão presentes informações sobre a Capela do Divino, Igreja Matriz, hoje Basílica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e o Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

O guia ainda apresenta a avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras), o Aeroclube de Tatuí e a Fazenda Maria. Espaços como o Sítio do Carroção e o Sítio Santa Rosa complementam a seção de atrativos.

A seção dos classificados, por sua vez, engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção, abrangendo, ainda, todas as categorias de bares e restaurantes.

De modo a privilegiar estes setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o guia mantém a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente.

Por meio desta iniciativa, a publicação visa prestigiar o comércio do município e, também, apresentar todas as informações possíveis e pertinentes sobre os produtos e prestadores de serviços de interesse turístico.

Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando-se bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação vai além das informações básicas dos guias comuns, buscando tornar-se um efetivo material de consulta, útil a turistas e tatuianos.

Outro aspecto significativo da publicação é a de que, muito antes de a cidade alcançar o título de MIT (município de interesse Turístico) do estado de São Paulo, o objetivo maior já era promover o potencial da Cidade Ternura como real opção de turismo.

A primeira edição, com esse propósito, inclusive, nasceu em 2016, em um momento em que nada ainda havia de concreto acerca das verbas garantidas pelo MIT. A publicação acabou concluída, assim, apenas com o apoio da iniciativa privada.

Na prática, o guia “Tatuí Cidade Ternura” se somou aos esforços da sociedade civil, de autoridades e, particularmente, da prefeitura e do Comtur para que Tatuí fosse reconhecida como MIT.

“Esforços que, acima de tudo, estiveram corretamente afinados com a música, que é tida como a maior virtude local”, acentua o editor da publicação, Ivan Camargo.

Já o portal virtual, além dos principais atrativos da cidade, tem como foco principal a divulgação completa dos serviços, produtos e opções em gastronomia locais, algo de interesse dos visitantes e de todo tatuiano.

O espaço digital ainda traz a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.

Para completar, a versão digital ainda mantém um serviço jornalístico, publicando todas as notícias locais relacionadas às áreas de turismo, cultura e eventos.