Guia ‘Cidade Ternura’ ganha site na net

733
Publicidade

A primeira publicação especializada em determinado nicho de mercado na cidade, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” acaba de ganhar versão digital, na internet, após quatro anos sendo editado em impresso.

O portal de turismo e gastronomia, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.tatuicidadeternura.com.br, não tem objetivo de substituir o modelo tradicional, cuja edição 2019/2020 foi levada aos assinantes do jornal O Progresso e distribuída junto à Feira do Doce deste ano, em julho.

A partir de então, a publicação teve lotes direcionados ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), à prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo Cultura, Lazer e Juventude -, a locais de fluxo turístico e, ainda, está sendo parte da divulgação do município em grandes eventos – como o Tatuí Classic Car, promovido também em agosto.

O projeto de edição do guia “Cidade Ternura” nasceu, justamente, em uma reunião do Comtur, em 2016, na qual foi informado, aos conselheiros, que a cidade não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e potencial turístico.

O jornal O Progresso, então, propôs-se a produzir um guia com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município. Assim, concluiu-se a primeira edição no mesmo ano.

Publicidade

Exclusivo dentro desses segmentos, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente pela dupla utilidade: a publicação passou a servir como um referencial gastronômico para os próprios tatuianos e, além disso, por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.

“Havia sites que, parcialmente, somavam algumas dessas informações, mas não de maneira integral, com todos os estabelecimentos, inclusive, divulgados gratuitamente”, observou o editor de O Progresso, Ivan Camargo.

Justamente essa carência embasou a publicação do guia, ele próprio projetado para ser distribuído – também gratuitamente – não apenas a todos os assinantes do jornal, mas junto aos principais pontos de circulação do município.

Desde então, na verdade, a publicação inicial, já em 2016, passou a ser disponibilizada pela internet, acessada por meio do portal de notícias do jornal O Progresso.

No entanto, o conteúdo consistia na reprodução exata do material impresso – portanto, sem explorar ao máximo a flexibilidade e a rapidez com que as informações podem ser transmitidas e atualizadas pela rede.

Ainda assim, a publicação on-line alcançou grande aceitação, sendo constantemente acessada, o que já cumpria sua função essencial, que é de informar os turistas em potencial e, ainda, contribuir com a divulgação dos eventos de lazer e opções de alimentação para os próprios tatuianos.

Não obstante, ao passar dos anos e, em especial, com o avanço das iniciativas em turismo estimuladas pela elevação de Tatuí a Município de Interesse Turístico, o jornal identificou a necessidade de um novo investimento na promoção dos atrativos da Capital da Música, apostando mais no dinamismo e na facilidade de acesso.

Em razão disso, O Progresso efetivou parceria por meio de uma nova empresa, a Tatuí Cidade Ternura, e investiu na produção de um portal de turismo efetivo, com todas as possibilidades permitidas pela internet.

O conteúdo do portal segue o mesmo objetivo e a segmentação da publicação impressa, destacando as festas e eventos anuais, além de apresentar, uma a uma, as atrações turísticas da cidade.

Também integram o portal várias reportagens sucintas, abordando as principais virtudes de Tatuí. Por elas, o internauta – e potencial turista – é informado sobre as origens dos consagrados títulos do município, como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”, além da história do “imortal” escritor tatuiano Paulo Setúbal.

Aproveitando o dinamismo possibilitado pela versão virtual – como no guia impresso, com o objetivo de servir de fonte de consulta também ao próprio tatuiano -, o portal apresenta a seção “Encontre Tudo”.

Nela, estão listados todos os bares, restaurantes, cafés, hotéis, agências de viagens, alambiques, artesanatos, antiguidades, padarias, casas noturnas, docerias, sorveterias, sítios, resorts, livrarias, motéis, pastelarias e, entre outros, produtos e serviços pertinentes ao turismo.

Na seção “programação”, são destaques as atrações consagradas pelo público, do Carnaval às demais festas anuais, como a de Corpus Christi, a procissão de São Jorge e a Feira do Doce.

A Semana Paulo Setúbal, atração do mês de agosto, também está presente. A iniciativa, que nasceu de um movimento promovido pelo jornal O Progresso, consiste em uma série de eventos literários e musicais em homenagem ao escritor tatuiano.

As comemorações ao aniversário de Tatuí, no dia 11 de agosto, à Nossa Senhora da Conceição e o Natal Musical ainda são lembrados no portal.

As tradições do município não ficam de fora. Cada vez mais conhecida como a “Terra dos Doces Caseiros”, o portal conta a história da atividade no município, a partir da década de 1950.

A relação da cidade com a música, particularmente estimulada a partir das antigas fábricas de tecelagem até a implantação do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, é evidenciada como a maior virtude e “vocação” tatuiana, recebendo tratamento especial no novo portal.

No site, também é encontrado o artigo que consagrou Tatuí como “Cidade Ternura”. A fama de hospitalidade teve origem em outubro de 1934, quando o jornal O Progresso publicou texto assinado pelo jornalista Osmar Pimentel.

Intitulado “Uma visão de Tatuí que não conheço”.

O artigo foi escrito a partir da “impressão” obtida pelo autor em conversas mantidas com um amigo, o tatuiano e também jornalista Maurício Loureiro Gama.

Já as atrações turísticas são apresentadas em ordem alfabética, começando pelo aeroclube e seguindo com outros 27 locais de interesse: avenida Cônego João Clímaco, capela de São João do Bemfica, capela do Divino, Centro Hípico de Tatuí, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e teatro “Procópio Ferreira”.

Ainda: estação ferroviária, fábrica Santa Adélia, fábrica São Martinho, Fazenda Maria, Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, monumentos dos músicos, Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, planetário, praça Antônio Prado (“Concha Acústica”) e praça Ayrton Senna da Silva.

E concluindo: Praça da Matriz, Praça do Carroção, praça Martinho Guedes (“Praça da Santa”), praça Paulo Setúbal (“Praça do Barão”), represa de Americana (hidrelétrica), Santuário Nossa Senhora de Fátima, Sítio do Carroção, Sítio Santa Rosa, Solar Quim Quevedo e Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental).

Todos os pontos turísticos são acompanhados de pequenos históricos e das demais informações básicas para as visitações, como os locais, os contatos, os horários de atendimento e, os que possuem, links para acesso direto aos respectivos sites.

As diferenças mais significativas, por sua vez, já podem ser notadas na página de abertura do portal de turismo, onde encontram-se reportagens dos fatos relacionados às áreas de cultura e turismo, apurados a partir dos acontecimentos mais relevantes do momento.

Em seguida, ainda na “home” é apresentada uma agenda atualizada com tudo o que acontece em lazer, entretenimento e cultura na cidade, que pode ser tanto de música ao vivo em um bar quanto os maiores eventos do município ao longo do ano, com suas programações em detalhes.

Ainda, há espaço para a publicação de vídeos – inclusive, institucionais, próprios à divulgação de empresas pertinentes às áreas de turismo e gastronomia.

Para finalizar, o novo portal dá início a um projeto de promoção de suvenires tendo a Cidade Ternura como tema, todos com o visual assinado por artistas tatuianos.

A proposta é manter uma espécie de exposição virtual dos trabalhos de artistas locais a partir de temas também essencialmente tatuianos. A primeira série é de autoria de Jaime Pinheiro, cenógrafo e professor do Conservatório.

Participação gratuita

Os prestadores de serviços e demais empresas que atuam em quaisquer das áreas relacionadas a gastronomia e turismo podem fazer parte do novo portal. Para figurar na seção “Encontre Tudo”, basta acessar o site e preencher cadastro, pelo endereço: https://www.tatuicidadeternura.com.br/anuncie. A participação nesse espaço é totalmente gratuita.

Mais informações podem ser obtidas à praça Adelaide Guedes, 145 (sala 2), pelos fones (15) 3251-7528 e 99775-4333 (WhatsApp), ou por e-mail (contato@tatuicidadeternura.com.br ).

Publicidade