A partir de uma carência da “Capital da Música”, que até 2016 não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e potencial turístico, o jornal O Progresso produziu, no ano passado, um guia com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município.
Exclusivo dentro desses segmentos, o “Guia Turístico a Gastronômico Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente pela dupla utilidade: a publicação passou a servir como um guia gastronômico para os próprios tatuianos e, além disso, passou a atender aos eventuais turistas, que buscam informações sobre a cidade.
Para potencializar ainda a divulgação dos produtos, serviços, eventos e pontos turísticos, a publicação foi disponibilizada na versão on-line, acessada pelo portal do jornal O Progresso (www.oprogressodetatui.com.br), além da edição em formato de revista.
A proposta de edição do guia surgiu em uma das reuniões do Conselho Municipal de Turismo (“Comtur”), realizada no início de 2016, quando foi observada a inexistência de um material informativo contendo os atrativos turísticos, culturais e gastronômicos da “Cidade Ternura”.
Há sites que somam muitas dessas informações, mas não de maneira integral, com todos os estabelecimentos, inclusive, divulgados “gratuitamente”.
Justamente essa carência embasou a publicação do guia, ele próprio projetado para ser distribuído – também gratuitamente – não apenas a todos os assinantes do jornal, mas junto aos principais pontos de circulação do município.
No entanto, considerando-se o caráter real de apelo turístico – focado em quem não reside em Tatuí -, a publicação ganhou a versão digital, também sendo disponibilizada pela internet.
Como conteúdo, o guia apresentou reportagens sobre os principais pontos turísticos da “Cidade Ternura” – título que denomina a publicação -, além de todos os bares, cafés e restaurantes, hospedagens, festas, eventos anuais e uma especial novidade: todos os produtores de doces, inclusive, os artesanais.
A listagem geral – gratuita aos anunciantes – esteve composta no formato de classificados, à qual foram acrescidas as publicidades com informações em detalhes sobre os estabelecimentos, além dos “publieditoriais” (conteúdo sobre as empresas e serviços no formato de reportagem) e dos anúncios tradicionais.
Assim, tornou-se uma publicação exclusiva na cidade, servindo, realmente, como um guia, vez que não apenas apresenta nomes e contatos dos anunciantes, mas ressalta os pontos turísticos com reportagens.
Trata-se de um modelo de publicação que, em jornalismo, aposta em “ter o que ler”, em “conteúdo”, em um produto a ser guardado como fonte de consulta e referência, jamais em algo descartável meramente por supervalorizar apenas o anunciante, em detrimento ao interesse do leitor (tatuiano ou turista, neste caso).
Por sua vez, até para viabilizar a participação dos empreendimentos de menor porte, tal como os produtores artesanais de doces, o guia priorizou um projeto também diferenciado, principalmente com relação às publicações especiais do jornal, que têm sido efetivadas no modelo de revista.
Para o guia, o projeto gráfico foi configurado em formato de gibi e em papel jornal, embora todo colorido. Dessa forma, a proposta tanto facilitou o manuseio quanto ampliou a possibilidade de anunciantes, com publicidades muito mais acessíveis.
Agora, com esse mesmo objetivo, de ser uma publicação de referência para tatuianos e visitantes, O Progresso inicia os preparativos para a segunda edição do guia. Uma oportunidade única para a divulgação do que, efetivamente, a Cidade Ternura tem de melhor a oferecer!