Grupos de Música de Câmara apresentam-se nesta quinta

281





Quatro grupos da área de música de câmara do Conservatório de Tatuí fazem apresentação gratuita na próxima quinta-feira, 29. O recital, sob coordenação da professora Míriam Braga, será a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos podem ser retirados momentos antes da apresentação, à rua São Bento, 415.

A apresentação contará com participação do Dois em Um – Duo de Violões e Duo Amitié. Ambos os grupos venceram o V Prêmio Incentivo à Música de Câmara, concurso realizado pelo Conservatório de Tatuí, de forma interna, no ano passado. Também participam grupos integrantes do projeto Quarteto de Cordas, organizado pelo professor Juan Marino.

O Dois em Um – Duo de Violões é formado pelos alunos Gabriele Leite e Marcelo de Almeida Brito, sob orientação da professora Márcia Braga. Os estudantes fundaram o duo no ano de 2010, quando começaram a estudar no Conservatório.

Juntos, já foram reconhecidos por meio de premiação em concursos importantes. Um deles é o Concurso Souza Lima de Violão, realizado em São Paulo e no qual obtiveram o segundo lugar, em 2012, e o primeiro lugar, em 2013. O duo também conquistou, no ano passado, o XVII Concurso Musicalis em segundo lugar.

No próximo recital, o duo apresentará obras de A. Vivaldi (Preludio e Corrente), C. G. Scheidler (Romanza), Marco Pereira (Bate Coxa), E. Gismonti (Memória e fado) e Zequinha de Abreu (Tico-tico no Fubá).

Já o Duo Amitié é formado pelos pianistas Rogel Junior e Ramses Hussni. O grupo foi formado em 2012, sob orientação da professora Cristiane Bloes e, atualmente, é orientado por Míriam Braga.

O duo tem dado ênfase à pesquisa e interpretação do repertório moderno voltado para piano, abrangendo peças originais e transcrições para dois pianos ou piano a quatro mãos.

Participou de concursos de música de câmara, obtendo o primeiro lugar no VII Concurso Interno de Piano, na categoria duos pianísticos (2012), e as colocações de segundo lugar (2012) e primeiro lugar (2013) no Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí.

No ano passado, o duo executou “A Sagração da Primavera”, versão para dois pianos, de Igor Stravinsky, em homenagem aos cem anos de existência da peça.

No recital, o Duo Amitié apresenta peças de C. Debussy (“6 Épigraphes Antiques”) e M. Ravel (“La Valse”).

O recital contará, ainda, com participação do Projeto Quarteto de Cordas, coordenado pelo professor Juan Marino. Dois grupos apresentam-se: Quarteto Motivo e Quarteto Nápoli.

O quarteto “Motivo”, formado por Michael Machado Pedro e Natália Maria Orsi (violinos), Sadraque Schimitt Kraiesvki (viola) e Ariane Ap. Tiago (violoncelo) apresenta obras de G.F. Haendel (“Chorus from Judas Macabeus”), J. Brams (“Waltz”) e L.van Beethoven (“Allegretto”).

Já o Quarteto Nápoli, que dá ênfase na apresentação aos compositores G. F. Händel e W.A. Mozart, é integrado por Gabriela Antulini Araújo e Ana Gabrielle de Castro Santos (violinos), Ana Laura G. Ferreira (viola) e Laís Andressa Paes (violoncelo).