Grupo Seresteiros com Ternura de Tatuí lança marca criada por Binho Vieira

Criação evidencia as cores fortes do dourado e azul noturno alusivas às noites de serenatas

Criação remete aos tempos românticos das serenatas

Os Seresteiros com Ternura de Tatuí, coordenados por Maria Inês de Camargo, apresentou na sexta-feira, 22, a marca do grupo criada pelo design de ideias, Binho Vieira. O lançamento foi apresentado durante o projeto “Noite da Seresta com Ternura”, o qual é realizado em parceria com o Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

De acordo com o artista, os elementos da marca, como as estrelas, a lua pendurada nas cordas de violão e circuladas pela caixa de ressonância emoldurada – os quais reportam uma tipologia de época, com serifas e curvas formando o nome “Seresteiros com Ternura” –
remetem, segundo Vieira, aos tempos românticos das serenatas nas janelas. Desta forma, a criação evidencia as cores fortes do dourado e azul noturno.

O produtor cultural, Donny Barros descreveu a apresentação da marca como “um momento de grande emoção”, ao relatar a emoção da cantora Maria Inês, ao receber a criação.

Ele acentuou que “os demais integrantes se encantaram com o desenvolvimento da marca, a qual integrará produtos “souvenirs” alusivos à seresta. Para Vieira, o manual da marca “Seresteiros com Ternura”, “é a maior autoridade numa identidade visual estabelecida pelo grupo musical”.

“Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a reputação dela. Da mesma forma, o que não está contemplado no manual, não deve ser feito”, explicou.

De acordo com o artista, o manual serve tanto para informar, quanto para justificar um ajuste nessas aplicações que saem do controle. “É uma forma criada para que a marca e suas derivações nunca sejam impressas ou divulgadas de maneira diferente da original”, ressaltou.

“Fazemos marcas para que elas sejam do mundo. Queremos que todos se apropriem dela. Quanto mais conhecidas e lembradas, melhor”, frisou.

A arte faz parte do projeto contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo 06/LPG/006, promovido pela prefeitura de Tatuí por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Segundo Vieira, no decorrer deste ano, outras ações irão compor a identidade visual do grupo, como a fabricação de botton, camisetas, banners, entre outros acessórios.

O grupo é composto pelos artistas: Maria Inês de Camargo (vocal e afoxé), Leonel Antunes da Rosa (acordeão), conhecido como “Léo da Safona”, Carlos Orlando Mendes (timba), Pedro Adilson Pavanelli (violão) e Paulo Rita de Aguiar Filho (cavaquinho) e conta com a produção executiva de Barros.

Grupo
O Seresteiros com Ternura tem uma trajetória rica e significativa na cena cultural de Tatuí. A formação remonta ao ano 2.000, com a primeira apresentação realizada no início de 2002, sob a sombra de um chorão nos jardins do Conservatório.

Desde então, o grupo tem sido presença constante nas atividades culturais da cidade,
participando de eventos e festividades locais e regionais. Representando Tatuí no “Revelando São Paulo” desde 2007, o grupo tem difundido o gênero musical da seresta e
tem se apresentado em diversos estados brasileiros.

Além disso, desde 2013, desenvolve o projeto “Noite da Seresta com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. A ação promove mensalmente eventos que visam formar público e fomentar a cultura por meio desse gênero musical, enquanto homenageia figuras
ilustrativas da cidade.

Recentemente, o grupo realizou a abertura da exposição “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob, sendo a produção contemplada no edital Proac Expresso nº 14/2021 de artes visuais. O grupo também foi contemplado nos editais do Festival de Arte e Cultura nos anos de 2021, 2022 e 2023; o edital municipal de cultura “Maria Ruth Luz”, em 2023; e o mais recente edital da Lei Paulo Gustavo, promovido em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui