Grupo de apoio gratuito para adolescentes acontece em ESF

Nos encontros, adolescentes relatam casos de automutilação e transtornos com os pais (foto: AI Prefeitura)

A ESF (Estratégia Saúde da Família) “Othoniel Cerqueira Luz”, situada no bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida” e pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo o “Grupo de Apoio a Adolescentes”, uma vez por mês.

A iniciativa partiu da médica da Estratégia e Saúde da Família, Renata Florenzano Flores, que, durante consultas, ouvia desabafo de pais e adolescentes sobre suas dificuldades do dia a dia.

Foi então que ela teve a ideia de promover encontros mensais com adolescentes, para que eles pudessem ter um espaço para “serem ouvidos” e receberem ajuda profissional.

Os encontros já acontecem há três meses, sempre na última quarta-feira do mês, às 13h, e recebem adolescentes com idade entre 10 e 20 anos.

Além da médica responsável pelos encontros, o psicólogo Janderson Mendes Miranda Martins também já esteve ministrando palestra e conversando com os adolescentes.

Nesses encontros, jovens relatam casos de automutilação, transtornos com os pais e relacionamento com colegas, entre outros que necessitam de acompanhamento médico e psicológico.

A médica Renata escuta os relatos e, depois, conversa com os adolescentes, além de promover dinâmicas que trabalham com a expressão de sentimentos e a identidade, mostram como lidar com as situações que apresentam dificuldade e fazem um relaxamento mental e corporal.

Em cada encontro, comparecem cerca de dez adolescentes. Não existe número fixo de vagas, e os interessados em participar devem deixar o nome completo e um telefone de contato dos pais ou de algum responsável na recepção da ESF “Othoniel Cerqueira Luz”. O único documento necessário para participar dos encontros é o cartão SUS.

A ESF está situada na rua Sérgio Mascarenhas Camargo Barros, s/nº, bairro CDHU. Mais informações pelo telefone (15) 3251-5789.