Da reportagem
O Grupo Asas está com inscrições abertas para o projeto “Oficinas do Brincar”. As ações ocorrem no primeiro sábado de março, 6, com encontros virtuais e gratuitos, com transmissão pela plataforma Meet.
Formado pelos atores Adriana Afonso (Drica), Tamires Freire de Carvalho, Tiago Augusto Marcos (que também é músico) e Jessé Jackson, o grupo, fundado em 2017, promove rodas de cantiga, contação de histórias e resgate das brincadeiras antigas, em espaços culturais, ruas e praças da cidade e na região.
De acordo com Drica, o projeto “Oficinas do Brincar” foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (lei federal 14.017/2020), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020. O grupo conquistou premiações com projetos para Tatuí e Quadra.
Na cidade vizinha, o grupo promoveu, na semana passada, uma oficina de contação de histórias e sonorização. Segundo Drica, para Tatuí, o projeto envolve as oficinas de brincadeiras com dois encontros virtuais.
O primeiro encontro será às 10h, com uma oficina de “brinquedos de papel”, com a intenção de resgatar a “ludicidade por meio de dobraduras e influenciar a criatividade, fazendo com que a criança se encante, descubra um novo jeito de diversão e ensine aos responsáveis e amigos”.
“Nós vamos trabalhar com dobraduras e com música, pensando em fazer a criança descobrir que, com uma folha de papel, diversas oportunidades de diversão podem surgir de maneira simples, porém rica em significados”, observa a atriz.
“Na primeira, a ideia é fazer a criança transformar um papel, qualquer papel, em brinquedo. Serão brinquedos simples, que não precisam usar tesoura, nem nada elaborado, para que todos possam participar. Sempre com uma música envolvida na oficina”, completa.
No período da tarde, às 16h, a oficina “Brincadeiras de Dentro de Casa” deve “levar a criança a descobrir que, para se divertir, não é necessário sair de casa. O quintal, ou até mesmo a sala ou o quarto, pode se transformar em um ambiente de aventuras, fazendo com que a criança tenha a oportunidade de explorar e descobrir novas formas de diversão”.
A ação é inspirada nas atividades já realizadas anteriormente pelo grupo, no programa “Férias no Museu”, em parceria com o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com o objetivo de aproximar os pais e as crianças por meio de brincadeiras lúdicas.
“Nesta oficina, por meio de jogos e brincadeiras divertidas, será possível sair dessa rotina e voar nas asas da imaginação, de tal forma que até os adultos responsáveis entrarão na brincadeira”, descreve o projeto. Segundo Drica, também serão brincadeiras fáceis, usando o espaço que a criança tem disponível.
“Somos um grupo de recreação e música. É o nosso forte! E a gente gostaria de oferecer uma oficina que pudesse fazer a família se reunir neste período de pandemia, e, como já trabalhamos com brincadeiras de papel e recreações, surgiram essas duas oficinas”, comenta Drica.
O objetivo do projeto é unir adultos e crianças em um mesmo jogo. “Não adianta quererem que as crianças larguem o celular, este século é assim. Então, o nosso grupo nunca pede para a criança largar o celular, a gente sempre dá uma atividade, onde, naquele momento, ela deixe o aparelho de lado e descubra que existem outras coisas interessantes”, acentua.
“Nossa ideia não é brigar com a tecnologia, é juntar as duas coisas e colocar adultos e crianças para brincar juntos. O nosso lema é ‘brincar até se cansar’, e é por meio da tecnologia que vamos entrar na casa dessas crianças e fazê-las usar o aparelho para novas oportunidades”, completa Drica.
As vagas são limitadas e, para participar, é necessário se inscrever previamente no link https://forms.gle/UsNzSTgWLCk4aEJk6.